Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

As diferenças entre Virtualização e Nuvem Privada

Blog /
Publicado em
November 5, 2017

Virtualização e Nuvem Privada são conceitos que, atualmente, estão bastante em voga no mercado de TI corporativa. Não para menos: hoje, ambos são sinônimos de grande eficiência no uso da infraestrutura de TI. Estes temas ganham ainda mais força  no cenário atual: as organizações demandam um crescimento no uso de recursos de TI, mas também possuem orçamentos cada vez mais limitados para atender aos seus objetivos de negócio. Entretanto, o assunto ainda gera muitas dúvidas e confusões. Em parte, os conceitos possuem similaridades muito grandes, mesmo quando nos referimos aos seus aspectos técnicos. Inclusive, o conceito de Nuvem (independente de qual modelo de entrega estivermos falando) não existiria sem a Virtualização. Mas quais as diferenças que podemos apontar entre Nuvem privada e Virtualização? Confira as principais e veja qual, ou quais, melhor se adapta ao seu negócio!

Virtualização e vs Nuvem - conceitos

Quando buscamos diferenciar os dois conceitos nem podemos buscar por opostos, pois, na realidade, ambos podem ser complementares.

Virtualização

A Virtualização cria, dentro dos seus equipamentos de datacenter, versões virtuais de um equipamento completo. Dessa forma, a utilização de aplicações não implica em um servidor exclusivo para elas. Uma única máquina, por exemplo, pode ter cinco, seis ou mais máquinas virtuais, permitindo que o seu servidor possa hospedar todas estas aplicações sem a competição direta das mesmas por recursos computacionais. O processo consiste na instalação de um software específico dentro das máquinas, chamado de hipervisor. Existem diversos tipos de hipervisores, e a sua escolha irá depender do tipo de Virtualizacão que se deseja obter. O papel deste software é gerenciar os recursos do computador, e com isso disponibilizar as máquinas virtuais para uso. A partir daí, a TI pode utilizar os recursos da maneira que for mais interessante para os seus resultados. Por exemplo, em um mesmo servidor, é possível instalar uma aplicação de e-mail e ter um site completo no ar, sem que um vá competir com o outro por processador, memória e storage. Existem várias formas e tipos de Virtualização, como o Hyper-V da Microsoft, e o vSphere da VMware. Se sua empresa está rodando com o Windows Server 2008 R2, existe um Hyper-V inteiro nele. Isso significa que você já pode fazer um teste. Virtualize uma base de dados SQL Server e veja como funciona. Tendo em vista que isso ajudará numa familiarização com algo que certamente fará muita diferença para sua empresa.

Cloud Computing (ou Nuvem)

Nós já falamos aqui no blog diversas vezes sobre Nuvem, e em como ela pode ajudar o seu negócio com ganhos em produtividade. Contudo, vamos fazer um breve resumo comparativo com a Virtualização. Isso fará com que as suas dúvidas possam ser sanadas quanto a esses dois conceitos. Quando falamos em Nuvem, estamos falando em tirar os seus arquivos e ativos de TI apenas das suas versões físicas, e passar a hospedá-los em um ambiente virtualizado, com um self-service de provisionamento, que pode estar em sua infraestrutura local ou em um ambiente de Nuvem pública, disponível em um datacenter que pode estar em qualquer lugar do mundo. Mas calma! Apesar de num primeiro momento parecer assustador, os seus dados estão muito mais seguros do que você imagina. Provavelmente até mais do que todos aqueles guardados em máquinas próprias. Existem três tipos de Nuvens: a pública, a privada e a híbrida. A primeira pode ser contratada sob demanda e você só paga o que usar. Além do que pode gerar uma boa economia a depender do seu negócio. A segunda te dá uma segurança muito maior de gestão de dados, já que nenhum provedor de serviços terá acesso a ela. O terceiro tipo de Nuvem, a híbrida, reúne características das duas primeiras e pode ser ideal para sua empresa. Você pode, por exemplo, implantar um site em Nuvem pública (garantindo recursos para momentos de pico) e manter dados sigilosos em um ambiente privado, como inteligência de negócios e informações jurídicas.

Virtualização e Nuvem privada - o que difere uma da outra

A maior confusão que acontece é quanto à Nuvem Privada vs a Virtualização. Ora, se ambas são desenhadas especificamente para gestão de TIC da minha empresa, qual a diferença entre elas?Relataremos aqui tais diferenças no tocante a três pilares mais importantes:

Modelo de Entrega - Self-service vs provisionamento de máquinas virtuais

A Virtualização nada mais é do que a transformação do ativo tecnológico da empresa — recursos como CPU, memória e armazenamento — em ativos virtuais. Esses ativos podem ser interconectados e otimizados através do processo já descrito. Dessa forma, conseguimos a otimização dos recursos, evitando ao máximo o desperdício de processamento. Já a Nuvem privada, é um conceito de arquitetura de TI. Aqui, temos um ambiente que abstrai totalmente seus recursos de TI, de forma que a visualização dos recursos é gerenciada nesse ambiente. Os ambientes de Nuvem privada utilizam as mesmas tecnologias empregadas no processo de Virtualização. O modelo de entrega de ambos é distinto. O provisionamento de máquinas virtuais é feito com soluções voltadas para fim, como o VMware vSphere. Porém, isso é feito ainda com os mesmos conceitos dos datacenters tradicionais, como linhas de comando. Já a Nuvem privada pode introduzir uma entrega do tipo self-service, onde o TI pode realizar o provisionamento de forma mais simples (mesmo sem perder a robustez das ferramentas de gerenciamento tradicionais). Em uma Nuvem privada, normalmente encontramos um portal, que disponibiliza os recursos. Um exemplo bem claro desse tipo de solução é o Azure Stack.

Finalidade - Ativos virtuais vs Tudo-como-um-serviço

De acordo com a finalidade da contratação da sua empresa, seja de um processo de Virtualização ou Cloud, é que se definirá qual dos dois processos, ou ambos, se faz mais adequado. Se sua intenção é manter todos os ativos internamente em seu negócio, mas precisa de uma agilidade maior e eficiência de uso dos seus ativos, sejam eles servidores, switches ou storages, você pode fazer um processo de Virtualização e conquistar esse objetivo. A Virtualização traz os ganhos já citados de performance e economia de operação (já que serão necessários menos equipamentos consumindo energia elétrica, sejam computadores ou refrigeração). Mas ela traz ainda outros benefícios, como uma melhor visualização de seus ativos, o que pode melhorar substancialmente a sua segurança e continuidade.A Nuvem privada permite o mesmo, porém, elevamos isso para o conceito de tudo-como-um-serviço. Você não precisa deixar, por exemplo, apenas os ativos. Mesmo um ambiente de desenvolvimento avançado, usando um PaaS, ou uma aplicação final que possa ser acessado diretamente pelos usuários finais (como um CRM) podem ser disponibilizados em uma Nuvem privada. Isso simplifica a gestão da TI, já que a maior parte destes procedimentos serão automatizados.

Ambiente de Gerenciamento

Nuvem Privada vs Gerenciamento de Datacenter

Um ambiente de Nuvem privada, como já citamos, traz um sistema de gerenciamento que pode facilitar muito o dia a dia da TI. No entanto, o gerenciamento dessa TI deve observar as várias possibilidades que uma Nuvem traz para a organização. É recomendado utilizar todas as políticas operacionais, os procedimentos e as ferramentas para melhor explorar uma solução em TI Híbrida. Além de poder entregar as informações corretas para as diferentes áreas e gestores, há também a preocupação com o uso correto da Nuvem por parte das equipes, o que necessita de uma auditoria. Já com a Virtualização, você pode encontrar ferramentas que auxiliem a gestão da TI, como o vSphere with Operations Management. Essas ferramentas trazem uma grande facilidade na gestão da TI, porém, devemos observar que elas são versões melhoradas das ferramentas tradicionais. Não se trata de uma nova arquitetura, e sim de usar de maneira mais eficiente os seus recursos atuais. Portanto, tanto a Virtualização quanto a Nuvem privada, ou ambas, podem funcionar muito bem para o seu negócio. É válido ressaltar, que a escolha de uma dessas tecnologias é um caminho que deve ser bem avaliado, com a condução de metodologias para garantir que o seu negócio tenha a melhor solução.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023