Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Cloud ou on-premise: defina o modelo certo para o seu negócio

Blog /
Publicado em
August 26, 2022

A transformação digital trouxe diversas tecnologias que apoiam na gestão dos negócios e facilitam a rotina das organizações. A adoção da nuvem está ganhando mais força e nós já mostramos para você o porquê do avanço da cloud computing e as mudanças que ela proporciona.

cloud computing

Entretanto, para algumas empresas a ideia de migrar o seu negócio para a nuvem e abandonar completamente o modelo on-premises ressalta alguns medos, por isso é preciso entender as suas necessidades e procurar um modelo que te ajude a reduzir custos e aumentar a eficiência.  

No modelo on-premises todos os dados e recursos de TI estão ‘dentro de casa’.  

Já no ambiente em nuvem os dados estão hospedados em um data center externo, o servidor e os recursos são fornecidos remotamente.  

Vamos avaliar melhor algumas diferenças entre os dois modelos de infraestrutura:  

Principais diferenças entre Cloud e On-premises

Existem diferenças fundamentais entre as duas infraestruturas, o que vai determinar qual a melhor para o seu negócio são as suas necessidades e objetivos reais.

cloud e on premises

Custo  

  • On-premise: a empresa deve arcar com a aquisição de equipamentos e licenças, além dos custos contínuos de hardware, consumos de energia, equipe de técnicos e espaço.  
  • Computação em nuvem: nesse modelo a empresa contrata um provedor em nuvem que cuidará da estrutura. Você paga pelos recursos que consome, sem custos de manutenção.  

Estrutura  

  • On-premise: Os recursos são implantados internamente na infraestrutura de TI da empresa. A customização, implantação e aquisição das licenças são de responsabilidade da própria empresa, além da necessidade de um bom espaço físico.  
  • Computação em nuvem: o hardware está fora da organização, os recursos são hospedados nas instalações do provedor do serviço, mas as empresas podem acessar esses recursos sempre que precisarem.  

Segurança e compliance  

  • On-premise: As empresas estão se adequando e operando conforme a LGPD. Para empresas que possuem dados confidenciais como setores governamental e bancário, é necessário um modelo com alto nível de segurança e privacidade, o que é oferecido pela infraestrutura local.  
  • Computação em nuvem: Essa é preocupação número um de quem pensa em migrar para nuvem, manter a segurança e conformidade. Por isso, se você está decidido a adotar um modelo em nuvem você precisa primeiro escolher o parceiro correto. A sua empresa precisa da garantia que o provedor está preparado e em conformidade com a sua política de privacidade. Fique atento!  

 

Entenda também que para adotar a computação em nuvem você precisará entender os formatos que ela possibilita. Existem 3 maneiras, vamos entender melhor? Continue a leitura:  

Nuvem pública:  

Em uma nuvem pública você compartilha os mesmos dispositivos de hardware, armazenamento e rede com outras organizações da nuvem, acessando serviços e gerenciando sua conta através de um navegador da web. Todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade do provedor de nuvem e gerenciadas por ele. O Microsoft Azure e a Oracle OCI são exemplos de nuvens públicas.  

Nuvem privada:  

Como o nome já diz, essa é uma nuvem particular, somente a empresa utilizará o servidor. Ela pode estar localizada fisicamente no data center local ou hospedada por um provedor terceirizado, nesse modelo os serviços e a infraestrutura são mantidos na rede privada, com controles internos e ajuste personalizado de acordo com a cultura da empresa.  

Nuvem hibrida:  

No momento de adotar uma solução em nuvem para te beneficiar você também pode integrar. Isso mesmo! Essa é uma das principais vantagens da transformação digital, a flexibilidade.  

A nuvem hibrida é a combinação de dois ou mais tipos de nuvens (pública e privada), dessa forma, os dados e aplicativos podem se mover entre os dois ambientes. Com a nuvem híbrida é possível mover e manter o workloads entre as nuvens de forma segura e mantendo a alta performance.  

vantagens da nuvem hibrida

Vantagens da nuvem híbrida  

A nuvem híbrida é a combinação entre as nuvens pública e privada que permite os compartilhamentos de dados e aplicativos entre elas. Muitas organizações optam por essa abordagem devido à otimização dos custos, mas também, para atender a requisitos regulatórios e de soberania de dados.  

Com o modelo as empresas adquirem flexibilidade e inovação que a nuvem pública fornece mantendo a confidencialidade dos dados no data center delas, garantindo a segurança e a conformidade.  

Flexibilidade - Você executa aplicações em qualquer nuvem e em diferentes entregas (SaaS, IaaS, PaaS, entre outras), além de usufruir de recursos de computação adicionais sempre que precisar;  

Custo-benefício - Com as capacidades de escalar recursos conforme suas necessidades, podendo usufruir da nuvem pública, você paga pelo adicional de recursos.  

Governança - A nuvem híbrida te dá acesso aos indicadores-chave de desempenho o que projeta a Governança de TI para agir antecipadamente e de forma assertiva na mitigação de possíveis desvios de desempenho.

Continuidade de negócios - Um plano de continuidade de negócios vai além do armazenamento de dados na nuvem ou gerenciar desastres, se trata de continuar fazendo negócios durante uma falha, para isso a nuvem híbrida pode ser extremamente benéfica. Os dados necessários podem ser armazenados em backup e armazenados em uma nuvem híbrida para que não haja perda de dados, mesmo em caso de desastre ou emergência.  

Escalabilidade estratégica - nesse modelo a empresa aumenta e diminui seus recursos à medida que o negócio precisar. Isso otimiza o desempenho e eficiência.

Conte com a parceria certa

É certo que essas tecnologias, em suas particularidades, levam diversos benefícios para os diferentes modelos de negócios. Mas para ser assertivo na adoção de uma solução você precisa manter o foco na saúde do seu negócio, então a primeira decisão é a escolha do parceiro.  

Temos um time de especialistas pronto para focar em suas necessidades. Avaliamos sua infraestrutura atual, estudando os pontos de melhorias e desenvolvemos a melhor solução para você. Mantemos a continuidade das suas operações diante de qualquer cenário. Cuidamos da sua infraestrutura enquanto você foca no seu negócio.  

Conte com a Lanlink.  

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023