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Gamificação: o que é e como funciona?

Blog /
Publicado em
August 7, 2017

Gamificação, do inglês Gamification, é apontada como uma forte tendência no mercado corporativo para melhorar o engajamento e o aprendizado, além de promover a integração, a partir de mecânicas e uma contextualização do mundo dos jogos. Estima-se que o investimento em gamificação corporativa atingirá cerca de US$ 5 bilhões até 2018.

Impacto Corporativo

O jogo relacionado ao trabalho constitui um método de caráter lúdico, que tem por objetivo o crescimento contínuo do colaborador no âmbito da empresa. Esse crescimento afeta a todos, pois a partir disso, existe cooperação para obter crescimento individual afetando positivamente o desenvolvimento coletivo. Em uma organização, é preciso que o gestor motive sua equipe e oriente quais são as melhores práticas, fazendo com que todos sejam protagonistas da comunicação. Os resultados do negócio estão diretamente ligados ao engajamento da equipe. Quanto mais empenhados estiverem os profissionais, maior será a produtividade e também a qualidade do que é produzido.[caption id="attachment_15216" align="aligncenter" width="960"]

A gamificação é uma forma eficiente de aliar metas das organizações às rotinas operacionais, usando as mecânicas de jogos e as recompensas como motivadores[/caption]

E como funciona a Gamificação?

Pode-se utilizar a gamificação para engajar colaboradores e melhorar os resultados da seguinte forma:

  • Criar uma competição: Deve-se levar em conta a predisposição que todos temos para jogos. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma competição. É o que acontece quando a equipe de suporte, por exemplo, define metas e cria premiação para que os atendentes as atinjam, ranqueando pelos indicadores de esforço, resolução de chamados ou pelo nível de satisfação dos usuários.
  • Mostrar os resultados publicamente: Quando os profissionais recebem reconhecimento público pelos seus esforços a tendência é que eles mantenham o nível de trabalho e incentivem os demais. Além de definir objetivos é importante trabalhar o reconhecimento quando as pessoas alcançam os resultados esperados.
  • Estimular a colaboração: É importante que, além de metas individuais, existam também metas coletivas. Para que, através do espírito de equipe, todos caminhem na mesma direção. Nos jogos em equipe um jogador incentiva o outro para que todos desempenhem bem o seu papel.
  • Tornar a competição lúdica: Toda competição precisa ser envolvente, no sentido de vencer desafios e também pela descontração proporcionada. É importante sempre lidar com feedbacks positivos para construir a motivação.

Que ferramentas podemos utilizar?

Uma ferramenta que pode ser utilizada é a aplicação do Merit Money, um sistema de recompensas. Toda a equipe recompensa uns aos outros, baseando-se na percepção individual de méritos durante o mês. É uma estratégia de motivação que busca, através da distribuição de moedas, estimular a cooperação entre os membros da equipe.Merit Money faz as pessoas trabalharem em conjunto. Em vez de se preocupar com um alvo pessoal, o colaborador começa a apreciar o papel da equipe e da contribuição de cada membro para o objetivo geral: tornar uma empresa melhor.Inicialmente pode ser feito com recursos que estão disponíveis, como papel e lápis. Que tipo de recurso será usado vai depender do nível de gamificação que se deseja, do tempo disponível e das pessoas dedicadas para operar esse mecanismo. A opção mais utilizada atualmente é a adoção de software como uma plataforma de gamificação para a empresa.

Não é apenas um programa: uma cultura

É preciso tornar a gamificação algo positivo, principalmente para os próprios funcionários. Sabemos que a falta de engajamento não representa prejuízo apenas para a empresa: os colaboradores também tem a suas carreiras atrasadas, ficando para trás e, muitas vezes, levando junto os seus companheiros de empresa.As empresas que já se utilizam desse tipo de metodologia precisam procurar fazer um feedback do que está sendo feito e se a forma com que está sendo feito realmente tem funcionado. Sistemas de gamificação necessitam de constante estudo e análise, de acordo com as necessidades de cada organização.Larissa Rebecca Rodrigues é Técnica de Suporte de 2º Nível Remoto. É Bacharela em Sistemas de Informação pela Faculdade Lourenço Filho. Este artigo é baseado em sua monografia, "Proposta de Aplicação de um Sistema de Recompensas Utilizando Gamificação e Merit Money".

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