Compliance: uma realidade no mercado atual

Homem ajustando gravata em seu terno complianceComo todos sabemos, o Brasil atravessa um período de incertezas políticas e econômicas. Desde os protestos populares ocorridos em junho de 2013, o cenário político nacional tem sido incendiado por acusações de corrupção envolvendo empresas e agentes públicos. Independentemente de posicionamento ideológico, uma verdade prevalece: a vida de todos os brasileiros foi afetada de alguma maneira pela crise político-econômica.

Nesse cenário conturbado, as empresas não ficaram incólumes. Um grande número delas foi afetado em seus resultados financeiros, e as consequências se manifestaram de diversas formas. O aumento do desemprego e até mesmo o encerramento das atividades são alguns exemplos de tais consequências.

Algumas das maiores organizações brasileiras, diretamente envolvidas em escândalos de corrupção, comprometeram as suas reputações e marcas outrora respeitadas nos mercados nacional e internacional.

Compliance como realidade no mercado

A situação do país levou as empresas a procurarem soluções que de alguma maneira lhes desse proteção; minimizando riscos e a ação priorizada por uma grande parte, foi a introdução de sistemas de compliance.

Um sistema de compliance é um conjunto de mecanismos voltados ao alinhamento entre as práticas organizacionais e as leis, regulamentações, políticas e diretrizes aplicáveis ao negócio. O foco dos sistemas de compliance é prevenir, detectar e solucionar possíveis desvios de conduta de colaboradores ou terceiros que atuem em nome ou benefício da organização.

O Sistema de Gestão de Compliance do Grupo Lanlink

O Grupo Lanlink possui valores e práticas relacionadas a integridade há muitos anos. Agora, consolidamos esses valores com o Sistema de Gestão de Compliance, lançado oficialmente em abril de 2017. Através de um grande programa de sensibilização, treinamento e certificação, envolvemos todos os seus colaboradores e terceiros relacionados. O objetivo final do Programa, é ratificar perante os mais diversos públicos, o comprometimento do Grupo Lanlink com a Lei, elevados padrões éticos e a preservação da sua respeitada imagem, construída ao longo de 28 anos de trajetória.

O Sistema de Gestão de Compliance está organizado em um ciclo contínuo, que envolve quatro grandes áreas: 1) Prevenção de Más Condutas, 2) Detecção de Condutas impróprias, 3) Resposta e Remediação e 4) Melhoria Contínua. Além disso, para garantir a efetividade do Sistema, será feito um monitoramento contínuo das práticas. Diversas ferramentas serão empregadas para esse fim, como as auditorias internas e externas. Novos ciclos de treinamento focado em Compliance serão realizados em intervalos planejados.

É através de iniciativas desse tipo, que o Grupo Lanlink reforça a sua conduta ética e responsável e dá vida à sua Política de Compliance: “Vivenciar nossos valores, agindo com integridade.”

Rodapé do site