Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Microsoft dá importante passo em direção à computação quântica

Blog /
Publicado em
October 1, 2017

Empresas como a Microsoft são incansáveis em buscar mais desenvolvimento tecnológico que facilite a vida das pessoas. São diversas pesquisas para que a tecnologia nos ajude com questões relevantes, como o aquecimento global e a cura de doenças.Com o Ignite 2017, evento realizado no início da semana passada, a empresa trouxe à tona novamente uma importante pauta de discussão, a computação quântica. Segundo especialistas, o conceito pode revolucionar a forma de armazenamento e processamento de dados nos computadores, tornando-os muito mais ágeis e responsivos.Até aqui, a linguagem de bits dos computadores nos rendeu importantes aplicações, a exemplo de suítes de produtividade, mídias, redes sociais, etc. Este novo paradigma, proposto por grandes empresas como a gigante de Redmond, baseado na mecânica quântica, promete revolucionar a computação.

Computação Quântica - Uma revolução

A computação quântica envolve uma série de desafios para as empresas do ramo tecnológico. O principal deles é: como tornar possível e acessível a computação quântica?A computação quântica é uma abordagem tecnológica que envolve outras tecnologias multidisciplinares em sua matriz, ampliando a capacidade de processamento dos computadores. Com base nos qubits, trata-se de uma revolução, uma quebra de paradigmas que requer um grande investimento e esforço das empresas.Segundo Robert Hackett, da Fortune´s: "Enquanto um computador convencional armazena informações como "bits" em dois estados - 1 igual a "ligado" ou 0 como "desligado" - um computador quântico usa "qubits" para manter vários estados ao mesmo tempo".

Se atualmente estamos limitados à capacidade de resposta de um sistema que entende os dados de apenas duas formas, num futuro, poderemos obter essas respostas de um sistema que realize muito mais tentativas ao mesmo tempo para o mesmo fato, podendo nos apresentar respostas muito mais rápidas.Porém, apesar das incontáveis vantagens que a computação quântica promete, ela ainda oferece um grande desafio, que é o de diminuir a quantidade de erros nas respostas. Como toda nova tecnologia, é necessário um refinamento e a Microsoft vem trabalhando nisso.Mas de onde vem a teoria aplicada à computação quântica?

Mecânica Quântica

A teoria exposta por Hackett é oriunda do conceito de Superposição da Mecânica Quântica, que permite que vários estados sejam testados simultaneamente.Trazendo para o mundo real, isso significa processamentos muito mais rápidos, pois várias "hipóteses" serão testadas ao mesmo tempo ao invés de uma a cada vez. Isso é possível porque cada partícula subatômica possui vários estados, ao contrário dos estados convencionais binários. A ideia é evoluir da atual linguagem 0 e 1 para uma outra linguagem na qual 0 e 1 possam existir ao mesmo tempo e em combinações distintas.Satya Nadella, CEO da Microsoft, fez um interessante paralelo entre um computador binário e um quântico. Para encontrar a saída de um labirinto, um computador convencional iria testar um caminho de cada vez , retornando ao início a cada tentativa incorreta. Com a abordagem quântica, seria possível testar vários caminhos com uma velocidade imensuravelmente superior do que a primeira.A Microsoft possui um vídeo explicativo sobre a computação quântica (em inglês, com legendas disponíveis para português com tradução simultânea):

Microsoft e a Tecnologia Quântica

Segundo Nadella, a empresa está tentando acelerar a tecnologia da computação quântica. Em conjunto com matemáticos e físicos, a Microsoft anunciou o desenvolvimento de uma linguagem de programação para ajudar programadores a conceber algoritmos capazes de executar em um computador quântico. Planeja ainda, integrar essa linguagem ao Visual Studio — ambiente de desenvolvimento de software da Microsoft, que reúne linguagens e ferramentas para a criação de aplicações e sistemas.A intenção da empresa é treinar pessoas para operar essa nova linguagem proposta, permitindo que a marca avance ainda mais nessa tecnologia.Krysta Svore, um dos principais pesquisadores da Microsoft neste campo e um dos convidados de Nadella no evento, disse que essas ferramentas irão ajudar programadores a construir e testar algoritmos com antecedência e então simular seu uso tanto em uma máquina desktop quanto no Microsoft Azure, plataforma de Nuvem pública da empresa.

As principais revoluções da Computação Quântica

Especialistas acreditam que a computação quântica será crucial para o futuro da vida na Terra. Além das possibilidades já citadas, como o tratamento do tema aquecimento global e a busca por cura de doenças graves, os computadores quânticos prometem muito mais segurança criptográfica dos dados.Porém, lidar com partículas em um nível subatômico, ainda é tarefa árdua e requer aperfeiçoamento e aprendizado. Para se ter uma ideia, a manipulação das partículas requer uma temperatura muito baixa, próxima ao zero absoluto (-268, 88 °C), para trazer estabilidade ao sistema. Dessa forma, ainda estão impostas grandes barreiras para os projetos de computação quântica.

A Microsoft vem buscando soluções inclusive nesse sentido, pois já realizou testes para a construção de um datacenter embaixo d´água, visando a redução de custos com refrigeração. Como os datacenters geram muito calor, projetos que aproveitem o resfriamento natural causado pela água não só ajudam com a eficiência térmica, mas podem também viabilizar outros projetos de alto desempenho.As dificuldades no caminho são muitas e ainda estamos no começo desse processo, mas se já chegamos até aqui, quem duvida de que podemos ir muito mais longe? Computação quântica, espere por nós, a gente chega já!Texto produzido a partir deste artigo publicado na Fortune.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023