Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Minas da TI: os desafios e a ascensão das mulheres no mercado da tecnologia

Blog /
Publicado em
March 9, 2022

Podemos notar os avanços das mulheres no mercado de trabalho. Cada vez mais competentes, qualificadas e ocupando cargos de liderança, as mulheres conquistaram diversos espaços, porém, os desafios ainda são muitos.

A área de tecnologia, por exemplo, está em forte expansão e muitas empresas estão priorizando a diversidade, o que nos faz pensar que as barreiras para contratação de mulheres estão sendo eliminadas.

Dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontaram um crescimento de 60% da participação feminina na área de TI nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil, porém, isso representa apenas 20% do total de profissionais do mercado de TI do país.

As disparidades começam muitas vezes antes de iniciar na carreira. “Na época da faculdade foi o primeiro trauma, logo que iniciei em uma sala com mais de 30 homens para duas mulheres, tinha momentos que eu tinha apenas a mim. Então, era impossível não ouvir alguma coisa que desagradasse, mas esse era o meu objetivo e projeto e não desistir por nenhum momento, muitas vezes fui destaque em sala, e isso cada dia mais provava o meu valor”, conta Alana Vanessa, Supervisora de Serviços de Suporte 1N e 2N na Lanlink.

Ainda precisamos nos esforçar o dobro para provar nossa competência, e isso é muito cansativo. Somos minoria, porém, não podemos deixar que isso nos atrapalhe. O mercado da tecnologia ainda é masculinizado, mas sou prova viva que já existe empresas que incentivam o acolhimento do público feminino com o devido respeito, e é gratificante fazer parte do mercado da tecnologia. Acredito que o ser humano tem que ter em mente que a capacidade de uma pessoa não é definida pelo gênero, as mulheres podem (e devem), trabalhar e estudar tecnologia”, afirma Ingrid Galeno, Analista de Suporte na Lanlink.

Segundo a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer e divulgada pela Forbes, este mercado é o mais desigual entre mulheres e homens com relação aos rendimentos. O levantamento mostrou ainda que no nível de executivos de empresas de alta tecnologia a disparidade salarial chega a 36%. As discrepâncias se estendem para os níveis de gerência (7%) e operacionais (9%). Dentro do recorte de raça, a situação é ainda pior para mulheres negras.

O mercado de TI é um entre muitos com predominância masculina, mas muito pode ser feito para melhorar esse cenário. Thyciane Salgado, Administradora de Sistemas na Lanlink aponta algumas das possíveis medidas que as empresas poderiam tomar. “Considerar ter mais flexibilidade, recrutar mulheres dentro da empresa, rever políticas de contratação, incentivar e promover treinamentos”.  

Para ampliar a inclusão de mulheres no mercado de tech as empresas têm que acima de tudo tomar a decisão estratégica para tal. Acredito que um trabalho junto a instituições locais de base, a partir do ensino médio, direcionado para a área de tecnologia poderia alavancar em muito o interesse de meninas na área, acolher jovens aprendizes nos setores mais voltados para desenvolvimento e atendimento técnico, seria um diferencial”, complementa Simone de Souza, Consultora de Serviços em TIC na Lanlink.  

Visualizando esses índices, pensando em maneiras de ampliar os espaços para a atuação de mulheres, algumas empresas têm criado programas para atrai-las e capacitá-las, como é o caso do Black Women in Tech, programa criado pela Microsoft.  

Aqui na Lanlink, por exemplo, temos cargos de diversos níveis, inclusive os de liderança, ocupados por mulheres. Nosso desejo é que as empresas criem mais espaços para a diversidade, transformando e impulsionando as pessoas através da tecnologia.

Por: Isabele Lessa - Redatora Jr

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023