Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Escolha a nuvem certa e evite problemas para o seu negócio

Blog /
Publicado em
April 6, 2017

A essa altura você já deve saber o que é computação em nuvem e as suas vantagens para os negócios. Caso ainda não esteja bem familiarizado com o conceito, recomendamos a leitura deste artigo para um melhor entendimento do conteúdo aqui apresentado. Vale lembrar também que o foco desse conteúdo é apenas em infraestrutura na nuvem, um pouco de IaaS e PaaS.Como já dissemos, a computação em nuvem é o que nos permite hoje ter muitos dos aplicativos e serviços que usamos no nosso dia a dia. Para o usuário final, a escolha da melhor nuvem não parece ser algo tão importante, já que temos serviços que entregam “mais ou menos” as mesmas coisas concorrendo entre si. Porém, não é bem assim que funciona para um ambiente de TI.Você deve ter notado que existem muitos fornecedores de nuvem hoje no mercado. Basta uma pesquisa para revelar os mais variados nomes, que vão dos gigantes como Microsoft, Amazon e Google, até outros nomes menores no mercado, como Digital Ocean, Locaweb e HostGator.

Mas além do nome e do preço, existe alguma diferença entre eles?

Na verdade, várias. O tamanho dessas empresas influenciam diretamente no que elas podem te oferecer e como esses serviços serão entregues.Os serviços oferecidos por essas empresas são considerados como os mais adequados para uma infraestrutura de TI  baseada em cloud. Além de uma grande diversidade das suas ofertas, essas empresas contam com um grande número de data centers espalhados pelo mundo.Outro detalhe é no modo como as máquinas virtuais podem ser provisionadas dentro desses serviços. Normalmente, os clientes podem pagar pelo uso das máquinas, de acordo com a utilização do serviço. Além de representar uma grande economia (já que, via de regra, processos estão sempre variando a utilização de recursos), esse modelo tem outro aspecto importante para negócios.

A loja online

Vamos pensar no seguinte caso: sua empresa possui uma loja online. Um dos principais requisitos de uma loja online é que esse site precisa estar online 24h por dia. Agora, imagine que, por algum motivo, a VM onde esse site esteja rodando pare. Isso significa que o site vai ficar fora do ar, ou seja, vendas serão perdidas. E se nada for feito rapidamente, isso significa muitas vendas perdidas.

Com os grandes serviços de cloud computing, isso não precisa se tornar realidade. No Azure, por exemplo, você pode configurar a replicação de todo o seu site. Assim, caso a sua máquina principal fique fora do ar por algum motivo, a segunda máquina assume e não haverá prejuízos na sua operação. Outras tarefas de rotinas de TI, como backup, também são suportadas pelo Azure.Uma outra grande vantagem para o cliente é o fato de você pagar apenas pelo que você usa. Se o seu site tem pouca visitação, isso significa que você precisará de poucos recursos e pagará menos por isso.

Indisponibilidades? Não, por favor

Voltando para o seu negócio online, suponhamos que estamos chegando próximo à Black Friday e, como é de se esperar, as vendas aumentam muito (e o tráfego do site também). Se o seu site for hospedado em um provedor mais simples, você provavelmente não terá uma elasticidade nos seus recursos, e no fim das contas, ficará fora do ar. Em plena Black Friday.

É justamente aqui que essa dinamicidade dos recursos entra como vantagem. Se você paga apenas pelo que usa, com o Azure, isso também significa que você terá mais recursos disponíveis quando precisar. Mesmo que seu site ou serviço aumente o tráfego apenas em determinados momentos do ano, você terá a certeza que não enfrentará nenhuma indisponibilidade. Em outros termos, você terá a garantia que seus clientes e usuários estarão satisfeitos com seus serviços.Essas vantagens de serviços agregados e elasticidade de recursos raramente estão disponíveis nos provedores de hospedagem menores. O que você normalmente encontrará são preços de fato bem baixos. Porém, esse tipo de abordagem traz severas limitações. Os provedores não podem alocar para você máquinas dedicadas, ou mesmo ter um pool de recursos à disposição para momentos de grande intensidade. Ou seja, os riscos de indisponibilidades, e por consequência, prejuízos, são muito grandes.

Por onde começar a jornada para a nuvem?

Agora que você já viu as vantagens de ter uma nuvem robusta, você pode contar com a Lanlink para a sua jornada para a nuvem. Conheça mais sobre o CloudWeDo, veja suas vantagens e adquira já sua máquina virtual em poucos minutos. Mas, se você precisa de uma solução ainda mais sofisticada, agende uma visita com um de nossos consultores. Teremos todo o prazer em ajudá-lo(a) com as suas necessidades e guiá-lo(a) para a transformação digital.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023