Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Produtividade: o poder da colaboração nas organizações do novo milênio

Blog /
Publicado em
July 9, 2018

O ser humano é um ser social e isso é evidenciado desde os primórdios da existência. Viver em sociedade e aprender a se comunicar são formas de nos protegermos dos perigos que, porventura, poderiam dizimar o homem. Durante o século XX, com o advento da Internet, o salto tecnológico fez com que a comunicação se desenvolvesse exponencialmente.Atualmente, o número de habitantes do planeta gira em torno de 7,6 bilhões de pessoas. Não apenas é um número impressionante, mas a internet e as redes sociais fizeram com que o perfil dos consumidores mudasse radicalmente. Não basta apenas oferecer seus produtos e serviços, pois os clientes comunicam-se e avaliam as empresas constantemente.

Todo esse potencial de consumidores e a transformação digital fizeram com que  as organizações rompessem as barreiras dos escritórios. E, diante desta realidade, empresas transnacionais necessitam que diversas informações trafeguem em tempo real entre suas sedes, independente de sua localização. Estes modelos de negócios trazem a necessidade de adaptação das organizações, da mesma forma que os homens antigos fizeram com a comunicação em tempos remotos. Esta comunicação torna-se fundamental para a  sobrevivência no mercado, que está cada vez mais competitivo.

Como as empresas podem se adaptar ao novo mundo

Quando fazemos um breve comparativo entre as empresas, percebemos uma curva de produtividade acentuada naquelas que utilizam ferramentas de comunicação e de interação entre seus funcionários em relação àquelas que não utilizam.Ainda nos anos de 1980, aplicações como o Microsoft Office surgiram, impulsionando a produtividade dentro das organizações através da sua suíte de aplicações. O impulso de produtividade foi marcante, a ponto de serem os softwares mais utilizados nas empresas em todo o planeta, sendo ainda considerados como uma necessidade para as empresas do século XXI. Entretanto, como tornar ferramentas que inicialmente não eram colaborativas e em tempo real em algo novo, dentro da realidade do novo milênio? Em tempos com qual temos inúmeros gadgets, e o fenômeno do big data acontecendo com informações cada vez mais descentralizadas, tirar proveito desse cenário para as empresas é algo fundamental.

Surge o Office 365, uma solução adaptada à realidade das empresas do novo milênio. Essa ferramenta poderosa é formada pelos aplicativos já consolidados do Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote), mas com o plus da colaboração. Essa solução tem como principal característica possibilitar a colaboração. Um time pode, em tempo real, editar simultaneamente uma planilha no Excel, ou um texto no Word. Essas pessoas não precisam estar no mesmo lugar, nem no mesmo dispositivo para que isso aconteça. As possibilidades se estendem não apenas para seu computador, mas também em seus dispositivos móveis.

Produtividade é também comunicação

Quando falamos de produtividade e colaboração, não podemos deixar de lembrar do Skype for Business, que permite que as organizações mudem a forma de comunicação dos seus colaboradores. Sendo uma ferramenta de comunicação robusta, o Skype for Business pode ser utilizada para reuniões, videochamadas ou chamadas convencionais, oferecendo uma experiência rica de comunicação e colaboração. Atualmente, o som de telefone tocando é apenas uma lembrança do passado em empresas que contam com o Skype for Business como seu meio padrão de comunicação.A tendência é que as tecnologias digitais para produtividade sejam cada vez mais utilizadas e aprimoradas, transformando os processos de negócio. Com o tempo a tendência é que empresas menores percebam a mesma necessidade. É a necessidade do novo jeito de fazer negócios, onde colaboração é a palavra.

Jairo Bruno é estudante de Administração na Universidade Federal do Ceará. Além disso, é estagiário do setor comercial na Lanlink.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023