Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Tudo o que você precisa entender sobre PaaS

Blog /
Publicado em
August 20, 2017

Com o avanço da tecnologia de Nuvem, o que era tendência se tornou realidade: no Brasil, as ofertas dos serviços de TI em Nuvem já fazem desta tecnologia uma realidade presente dentro das empresas brasileiras. Segundo estudos realizados por Gartner, em 2017 os investimentos das empresas brasileiras em Cloud devem chegar a US$ 4,5 Bilhões, podendo atingir US$ 20 Bilhões em 2020. Este cenário despertou o interesse de grandes players do mercado de Cloud, como Amazon, Microsoft e IBM.Como já sabemos, os serviços de Nuvem são fornecidos por meio de três modelos básicos de entrega: IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como serviço) e SaaS (Software como serviço). Destes, o IaaS é o modelo mais disseminado. Entretanto, o mercado de PaaS está em grande crescimento. À medida que esta tecnologia é aperfeiçoada, as empresas a buscam como uma maneira de ampliar a adoção mais abrangente da Nuvem e de otimizar o processo de desenvolvimento.

O que são as PaaS?

Os serviços de PaaS fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste e fornecimento de softwares, como também o gerenciamento de aplicativos. Através destes ambientes, o desenvolvedor pode criar soluções personalizadas no contexto das ferramentas de desenvolvimento que as plataformas oferecem.  Assim como IaaS, PaaS inclui infraestrutura (servidores, armazenamento e rede), além de middleware, serviços de BI (business intelligence), sistemas de gerenciamento de banco de dados e muito mais. Serviços de PaaS oferecem todo o suporte necessário ao ciclo de vida do aplicativo web. Este suporte permite que a equipe de desenvolvedores faça a compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização dos aplicativos, sem o auxílio da TI.

Nas plataformas de PaaS, o cliente não se responsabiliza por manter o hardware: ele é responsável apenas pela interação com a plataforma. As plataformas como serviço permitem a redução de gastos com compra e gerenciamento de licenças de software, infraestrutura, middleware de aplicativo subjacente e ferramentas de desenvolvimento, dentre outros recursos. O fornecedor de PaaS é o responsável por todos os aspectos operacionais do serviço, como manutenção e gerenciamento do ciclo de vida do produto.O funcionamento de uma PaaS é simples: ela envia o aplicativo para a Nuvem através de uma interface de linha de comando, ou por uma IDE usando um plug-in. Após analisar o aplicativo, o serviço o hospeda em um contêiner de tempo de execução, que atende aos requisitos de recursos.

Benefícios para o negócio

Para o negócio, a adoção de uma PaaS siginifca o aumento da produtividade dos desenvolvedores. A redução da complexidade, o aumento da automação e a possibilidade de reutilização de componentes são os fatores que permitem esse avanço. As PaaS também se encaixam em modelos de DevOps ao otimizar os processos de design e implantação, permitindo que os desenvolvedores controlem o processo combinado. Os aplicativos podem ser programados e implantados mais facilmente, sem que os desenvolvedores tenham que se preocupar com os sistemas de suporte, concentrando-se somente no design do aplicativo. Além de facilitar o desenvolvimento, a Paas oferece outras vantagens aos desenvolvedores:

  • Redução do tempo de ciclo do produto;
  • Redução do tempo de codificação;
  • Desenvolvimento simplificado para diversas plataformas, incluindo móveis;
  • Ferramentas sofisticadas de forma acessível;
  • Melhor utilização de recursos;
  • Segurança e continuidade de negócios mais eficientes;
  • Maior controle sobre os aplicativos desenvolvidos;
  • Suporte às equipes de desenvolvimento distribuídas geograficamente.

Um exemplo bem claro disso veio da Intel: a empresa adotou, em uma prova de conceito, uma plataforma de PaaS para o desenvolvimento de suas aplicações. O retorno não poderia ser diferente: como mostrado neste artigo, o tempo de desenvolvimento chegava a 140 dias, antes da adoção de PaaS. Diversos passos do desenvolvimento saíram do patamar de meses para dias ou horas.

Efeitos positivos com impacto direto no negócio

Fica claro o impacto positivo que o serviço de PaaS traz para as organizações. Ter flexibilidade e velocidade em um ambiente gerenciado, seguro e capaz de manter políticas de gerenciamento de riscos e de governança, é crucial para as TICs atualmente. Esta capacidade permite que as empresas reajam quase que instantaneamente às condições do mercado, e levem seus produtos e serviços para os clientes antes da concorrência, agregando poder de competitividade no mercado.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023