Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Confira as 15 previsões que Bill Gates fez há 18 anos - e que são incrivelmente precisas ainda hoje

Blog /
Publicado em
September 17, 2017

Há cerca de 18 anos atrás, Bill Gates escreveu um livro chamado "A Empresa na Velocidade do Pensamento". O livro trazia como abordagem principal a economia global e a tecnologia, através da infraestrutura digital e da Internet. No decorrer do livro, Gates fez 15 previsões que na época pareciam muito ousadas, para não dizer ficção científica. No entanto, nos dias de hoje, elas se revelam muito acertadas. A seguir listamos todas as previsões que Gates fez em 1999 — e como hoje elas são:

1. Sites de comparação de preços

Visão de Bill Gates: "Serviços de comparação de preços automatizados serão desenvolvidos, permitindo às pessoas visualizarem preços em múltiplos sites, tornando mais fácil encontrar o produto mais barato para todas as indústrias."O que temos hoje: Uma rápida pesquisa do Google sobre um produto já retorna os preços em lojas online. O mesmo acontece com categorias de produtos. Aqui no Brasil, já temos há muitos anos o Buscapé fazendo uma comparação ainda mais profunda.

2. Dispositivos móveis

Visão de Bill Gates: “As pessoas irão levar consigo pequenos dispositivos que permitem a elas estarem conectadas constantemente e fazer negócios eletrônicos onde quer que estejam. Elas poderão ver notícias, ver os voos que agendaram, ter informações sobre os mercados financeiros, e fazer qualquer outra coisa nestes dispositivos. ”O que temos hoje:Smartphones, tablets e tecnologias vestíveis.

3. Pagamentos instantâneos e finanças online, e melhor atendimento médico através da web.

Visão de Bill Gates: “As pessoas irão pagar suas contas, cuidar de suas finanças, e conversar com seus médicos através da internet. ”O que temos hoje: Recentemente, uma pesquisa indicou que o mobile banking tornou-se o canal preferido dos brasileiros para fazer o uso do banco, como mostrado nessa matéria. Existem diversos aplicativos e serviços que fazem o gerenciamento das finanças pessoais, usando o poder da Nuvem. As soluções de medicina ainda não são massificadas como as anteriores. No entanto, já existem casos como o do Reino Unido, onde o uso de telemedicina e monitoramento remoto permitiram uma redução de 42% nas internações de idosos, de acordo com estudo da Coalizão Saúde.

4. Assistentes pessoais e a Internet das coisas.

Visão de Bill Gates: “Serão desenvolvidos ‘companheiros pessoais’. Eles vão se conectar e sincronizar todos os seus dispositivos de forma inteligente, seja eles em casa ou no escritório, e permitir que eles troquem dados. O dispositivo verificará seu e-mail ou notificações e apresentará as informações que você precisa. Quando você vai à loja, você pode dizer quais receitas você deseja preparar e gerará uma lista de ingredientes que você precisará pegar. Ele informará todos os dispositivos que você usa nas suas compras, permitindo que eles se ajustem automaticamente ao que você está fazendo. ”O que temos hoje: Google, Microsoft, Amazon e Apple possuem assistentes virtuais embarcadas em dispositivos que conversam entre si e permitem o controle total das residências equipadas. Existem empresas que produzem casas modulares com foco total em automação, como podemos ver neste vídeo do The Verge:

5. Monitoramento online residencial

Visão de Bill Gates: “Feed de vídeo contínuo das residências serão comuns, informando quando alguém visitar a sua casa enquanto você não estiver nela. ”O que temos hoje: Já existe algum tempo que monitoramento residencial não é nenhuma novidade, com câmeras IP sendo facilmente compradas no mercado.

6. Redes sociais

Visão de Bill Gates: “Sites privados para seus amigos e família serão comuns, permitindo conversas e planejamento de eventos. ”O que temos hoje: Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter... As redes e mídias sociais existem para vários propósitos diferentes.

7. Ofertas promocionais automatizadas

Visão de Bill Gates: “Software que sabe quando você reservou uma viagem e usa esta informação para sugerir atividades no local de destino. Ele sugere atividades, descontos, ofertas e preços baixos para todas as coisas que você quer participar. ”O que temos hoje: Hoje, é possível fazer planejamento de viagens com o Google Trip, disponível para smartphones. Além disso, sites especializados como o Trivago oferecem opções rápidas para encontrar hospedagem. O Airbnb oferece ainda uma opção para aluguel de residências como forma mais barata de hospedagem, que vem mexendo bastante com esse mercado.

8. Sites de discussão de esportes ao vivo

Visão de Bill Gates: “Ao assistir a uma competição esportiva na televisão, os serviços permitirão que você discuta o que está acontecendo ao vivo, e entre no concurso onde você vota sobre quem você acha que vai ganhar. ”O que temos hoje: Muitas redes sociais permitem isso, mas o Twitter é o grande destaque —basta acessar as trending topics em dias de jogos para entrar nas discussões.

9. Publicidade inteligente

Visão de Bill Gates: “Dispositivos terão publicidade inteligente. Eles saberão suas tendências de compra, e irão mostrar publicidade de acordo com as suas preferências. ”O que temos hoje: Basta olhar os anúncios de Facebook e Google. Em geral, os serviços de publicidade online funcionam dessa forma, onde anunciantes miram os usuários baseados em seus históricos, interesses e padrões de compra.

10. Links para sites durante TV ao vivo.

Visão de Bill Gates: “Transmissão de TV irá incluir links para sites relevantes e conteúdo complementar ao que você está assistindo. ”O que temos hoje: Boa parte dos comerciais de TV incluem CTAs (Call-to-action, chamadas para ação) que são links de sites, redes sociais ou QR codes. No YouTube, isso vai além: os links são totalmente interativos, bastando um clique para prosseguir.

11. Fóruns de discussão online.

Visão de Bill Gates: “Residentes de cidades e países poderão ter discussões através da internet sobre problemas que lhes afetem, como política local, planejamento urbano ou segurança. ”O que temos hoje: A maioria dos sites de notícias hoje possuem seções de comentários onde os usuários podem discutir sobre estes assuntos, além de fóruns dedicados. As redes sociais, cada vez mais, têm virado um espaço de representação política para a maioria das pessoas. Esse fenômeno tem sido observado desde a Primavera Árabe, além da ascensão de movimentos sociais de amplo espectro.

12. Sites baseados em interesses.

Visão de Bill Gates: “Comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim pelos seus interesses. ”O que temos hoje: Todos os tipos de sites de notícias e comunidades online focam em tópicos particulares. Outros tipos de sites verticalizaram esses tópicos, oferecendo um espaço comum, porém com separações entre temas. O Reddit é o exemplo mais claro desse tipo de serviço.

13. Software de gerenciamento de projetos.

Visão de Bill Gates: “Os gerentes de projetos que procuram juntar uma equipe poderão entrar em linha, descrever o projeto e receber recomendações para pessoas disponíveis que atendam aos requisitos. ”O que temos hoje: A quantidade de softwares existentes para esse tipo de finalidade é gigantesca. O Microsoft Project, Trello e o Todoist são exemplos claros desse tipo de software, que se adequam a realidade de cada organização que decide usá-los.

14. Recrutamento online.

Visão de Bill Gates: “De maneira similar, pessoas procurando por emprego irão encontrar oportunidades de trabalho ao declarar seus interesses, necessidades e especialidades. ”O que temos hoje: O LinkedIn é o maior exemplo desse tipo serviço. As pessoas podem fazer o upload de seus currículos e encontrar empregos baseados em interesses e necessidades De forma similar, recrutadores podem procurar talentos baseados em suas especializações.

15. Softwares de negócio orientados a comunidades específicas.

Visão de Bill Gates: “As empresas poderão oferecer empregos, seja buscando um projeto de construção, de produção de filmes, ou uma campanha publicitária. Isso será eficiente tanto para as grandes empresas que querem terceirizar o trabalho que eles não fazem, quanto para empresas que procuram novos clientes e corporações que não possuem um fornecedor para o serviço. ”O que temos hoje: muitos softwares empresariais são focados em aspectos sociais, de forma que os usuários podem chegar a outras empresas e iniciar uma conversa que possa levar a projetos maiores diretamente dentro da aplicação. A chamada "Economia Gig", com sites como o Upwork, permite que as grandes empresas se conectem facilmente com designers, escritores ou engenheiros freelancers para fazer o trabalho que procuram terceirizar. Texto adaptado do artigo original "Bill Gates made these 15 predictions in 1999 — and it's scary how accurate he was", publicado no Business Insider.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023