Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Automação no varejo e na segurança: mais negócios, menos riscos

Blog /
Publicado em
October 25, 2020

A automação chegou às áreas que envolvem imagens, sejam fotos ou vídeos, abrindo uma ampla gama de possibilidades de utilização.  Qualquer processo que envolva a detecção, reconhecimento ou classificação de imagens, mesmo que em movimento, pode ser automatizado com facilidade e a custos cada vez mais reduzidos, graças ao barateamento da tecnologia.Conhecida por Visão Computacional, por AI Vision ou Visão por Inteligência Artificial, a tecnologia é fácil de implementar. A coleta de imagens pode ser feita por uma câmera simples, um tablet ou um smartphone conectado a um servidor e a um software, o IBM Visual Insights.Não é preciso envolver um cientista de dados nem inserir codificações. E, dada a facilidade de uso, tem sido aplicada em diferentes áreas de negócio, registrando inúmeros benefícios como a redução de erros, a agilidade nos processos e o corte de custos operacionais.Eis algumas aplicações:

VAREJONuma loja, é possível usar a tecnologia para contar o número de pessoas que entram no estabelecimento e para mapear como elas circulam pelos corredores, identificando áreas com muita ou pouca movimentação, uma informação fundamental para rodar estoques e para promover produtos.Por falar em estoques, câmeras podem também monitorar as gôndolas, contar os produtos dispostos nas prateleiras e alertar os humanos para a reposição de itens na loja, onde e qual produto repor.No caixa, um sistema de Visão Computacional treinado para detectar movimento, pode alertar sobre fraudes: se a pessoa deixar de passar um produto pelo scanner e não registrar a compra, o evento é sinalizado. E isso pode ocorrer quando se tem balcões de self service ou funcionários mal intencionados, que passam o produto por trás do corpo em vez de registrá-lo.Há fila na loja? Se há demora no atendimento, clientes são perdidos. Um sistema de monitoração pode identificar as pessoas em fila, em diversas lojas simultaneamente, alertando os administradores para que tomem providências.Sim, o sistema pode ser duplicado para diferentes locais, com controle centralizado.

Detecção de fraude no caixa:

VIGILÂNCIA A área de segurança também se beneficia muito com a tecnologia da Visão Computacional. Câmeras e software podem reconhecer e alertar sobre incêndios, sobre a entrada de uma pessoa num estacionamento ou num estabelecimento fechado ou alertar sobre movimentos suspeitos entre os frequentadores.Alguém portando uma arma, por exemplo, será identificado e a central de segurança imediatamente notificada. A vigilância com drones também pode ser feita, abrangendo áreas distantes ou de difícil acesso.A automação traz muitos benefícios e sua empresa pode contar com os especialistas da Lanlink na implantação, manutenção e no treinamento das equipes que usarão a tecnologia.Saiba mais! Confira o post Como a visão computacional pode impactar negócios. Ou entre em contato com a gente!

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023