Data Analytics: o que é? Como aplicar? Quais suas vantagens?

Há uma gigantesca transformação na forma como decisões são tomadas, e as empresas têm visto cada vez mais valor nas respostas das análises de dados para isso.

Mas você sabe o que é Data analytics e como isso traz resultados para os negócios?

Data analytics

A definição básica de Data Analytics pode ser respondida como a ciência de examinar dados brutos para extrair conclusões e informações de valores a respeito daquele dado, aplicando um processo algorítmico ou mecânico para obter informações.

Em outras palavras, Data Analytics é o processo de analisar os dados com um propósito específico.

O trabalho de um analista de dados reside na inferência, que é o processo de derivar conclusões que são unicamente baseadas no que o pesquisador já conhece; por exemplo, executando uma série de conjuntos de dados para procurar correlações significativas entre si.

Um projeto de analytics pode ser executado de maneira individual, contudo, dependendo da dinâmica e complexidade das questões e dos dados disponíveis, é comum que o trabalho seja colaborativo, com diversos indivíduos atuando em papéis diferentes ao longo de cada etapa.

O ritmo do crescimento dos dados está acelerando a cada dia. E-mails são armazenados em bancos de dados corporativos, conversas telefônicas são armazenadas e, também, digitalizadas.

Tudo o que fazemos no mundo digital deixa um rastro de dados. O nosso próprio navegador de internet registra o que estamos procurando e os site que acessamos.

A análise de dados está ajudando cada vez mais organizações a aproveitar seus dados e usá-los para identificar novas oportunidades.

Como acontece a aplicação dessas análises?

Com os avanços tecnológicos, é possível analisar grandes volumes de dados de uma forma muito mais rápida com diferentes fontes para aplicação em diversos negócios e departamentos.

Vamos ver alguns exemplos?

Esporte:

Aqui a aplicação do Analytics é muito importante para otimizar a performance dos atletas, viabilizar feedbacks sobre seus treinos e definir critérios que estão bons e que precisam ser melhorados, como velocidade, ritmo, força e entre outros.

Segundo o site Liverpool.com , dedicado ao time, é isso que permite que a equipe planeje jogadas como a reproduzida a seguir. Nela, o time monta um bloco sólido e estreito durante as partidas, uma manobra que tem resultado em vitórias.

analise

O site afirma que o departamento de análise de dados gera conhecimento que influencia verdadeiramente nesse tipo de tomada de decisão.

Saúde:

As análises permitem melhorias incríveis à saúde. Há recursos com a função de acompanhar e identificar padrões, prevenindo infecções em maternidades, probabilidades de contrair doenças, o que ajuda na prevenção e até mesmo personalização de tratamentos, como o caso do câncer através da decodificação do código do DNA.

Prevenção de fraudes:

As soluções de Data Analytics permitem agregar grandes volumes de dados e extrair insights de forma a detectar atos fraudulentos e anomalias, ao identificar comportamentos padrão de fraude antes mesmo deles acontecerem.

Deparamo-nos com dois elementos essenciais: a detecção e a antecipação. Na detecção, é feita uma análise por padrões e recorrência de ações para garantir que a ocorrência é mesmo fraudulenta.

Na antecipação, o desafio é antever crimes antes mesmo destes acontecerem, ou seja, são analisados comportamentos suspeitos na rede, ações que fogem de um determinado padrão, e outros vestígios deixados num sistema pelos fraudulentos.

Contudo, a dificuldade nesta antecipação é grande, uma vez que se tratam de ações dinâmicas, que mudam e se adaptam ao longo do tempo.

Quais mudanças o Data analytics pode trazer para os negócios?

Como já falamos, as empresas estão buscando cada vez mais entender seus dados para aplicar as análises na melhoria dos serviços.

O uso da tecnologia pode trazer vários benefícios, vamos conhecer alguns?!

Redução de custo: 

A tecnologia traz vantagens de custo significativas quando se trata de armazenar grandes quantidades de dados, além de identificar formas mais eficientes de fazer negócios.

Mais rápido e melhor: 

As empresas podem analisar informações com agilidade e tomar melhores decisões com base no que aprenderam com a análise de dados.

Novos produtos e serviços: 

Com a capacidade de avaliar as necessidades e a satisfação do cliente por meio de análises, surge o poder de oferecer aos clientes o que eles desejam. Estudos provam que cada vez mais empresas estão criando novos produtos para atender às necessidades dos clientes.

Então, se você ainda não utiliza análise de dados, mas entende que é essencial para o sucesso do seu negócio, fale conosco.

Estamos prontos para transformar seus dados em insights inteligentes.

Site Footer