Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Aumente a eficiência do seu negócio com soluções em SaaS

Blog /
Publicado em
September 3, 2017

Como nós já sabemos, os serviços de computação em Nuvem oferecem uma grande variedade de modelos de entrega. Essa variedade permite que os negócios possam encaixar a Cloud Computing de acordo com os seus planos estratégicos, aumentando a eficiência dos negócios. Dentre todos os modelos de Cloud, o que atualmente tem maior destaque no mercado nacional é o SaaS. De acordo com esta matéria do Canaltech Corporate, aproximadamente 92% da oferta de Nuvem no Brasil hoje é atendida exclusivamente através desse modelo.Ainda de acordo com a matéria, um dos principais mercados que tem adotado SaaS é o setor financeiro. Isso se explica pela grande diversidade de soluções que o mercado oferece em softwares de gestão financeira. Desde gigantes como Microsoft até empresas menores, há uma disponibilidade interessante desse tipo de aplicação.Mas por que esse é o modelo de entrega mais adotado? O que faz com que as empresas procurem soluções em SaaS ao invés das soluções mais tradicionais? Veja alguns dos fatores que mais contribuem para o sucesso do SaaS, e porque você deveria considerar a adoção desse tipo de solução na estratégia do seu negócio.

Maior eficiência de retorno do CAC

De acordo com a pesquisa Brazil SaaS Landscape 2017, mais de 60% das empresas avaliadas recuperam o seu CAC (Custo de Aquisição por Cliente) em um período menor que 6 meses. Para se ter uma ideia, no mercado norte-americano, esse período é de 12 meses em média.

O mercado brasileiro para Startups e PMEs possui várias peculiaridades quando comparado com outros mercados. Aqui, as empresas precisam ter uma eficiência financeira muito grande para conseguir sobreviver, uma vez que o financiamento de novos negócios não é tão facilitado quanto nos EUA. De fato, a pesquisa aponta que 71% das empresas de SaaS são totalmente boostrappeds (ou seja, nunca fizeram nenhuma rodada de investimentos, com capital girando exclusivamente do próprio negócio).As condições do mercado nacional empurram as organizações na direção de maximizar a eficiência dos seus negócios. Estas empresas acabam adotando SaaS como uma forma de conseguir essa eficiência. Os próximos pontos ilustram bem porque os SaaS entregam esses resultados.

1. Custos de aquisição reduzidos

Apesar de já termos registrado aqui no nosso blog sobre essa característica, não custa lembrar. Os custos de aquisição podem ser substancialmente reduzidos com a adoção de soluções de SaaS. Uma vez que os custos com as licenças de aquisição são eliminados, sendo substituídos por assinaturas, a aquisição torna-se mais barata e incorporada aos custos fixos. Além disso, é eliminada a necessidade de aquisição de hardware específico para as aplicações.

Resumidamente: soluções em SaaS permitem uma grande redução do CAPEX (CAPital EXpenditure, os investimentos em Bens de Capitais).

2. Manutenção e integração facilitadas

Outra característica interessante está relacionada aos custos de manutenção. Em um cenário tradicional, existe um custo relacionado à manutenção dos servidores e das aplicações, relacionado a custo com pessoal e licenças. Como no modelo SaaS o provedor da solução é o responsável pela manutenção da aplicação, estes custos já estão incluídos nas assinaturas dos serviços. Em outras palavras, ganhamos com redução de OPEX (OPerational EXpenditure, as despesas operacionais em investimento e manutenção de equipamentos).Ainda temos a vantagem das integrações com outros softwares e serviços serem facilitadas. Hoje em dia, temos bons exemplos de aplicações que conversam com soluções de terceiros sem maiores preocupações. Muitos fornecedores disponibilizam integrações fáceis com outros softwares, e a maioria deles disponibiliza também APIs que permitem integrações mais aprofundadas. Com isso, uma maior eficiência operacional pode ser alcançada.

3. Atualizações e novos recursos

As aplicações como serviço também oferecem uma grande vantagem quando comparadas com aplicações on premises (baseadas em infraestrutura de TIC local): as atualizações e adição de novos recursos são de inteira responsabilidade do provedor da aplicação. Desta forma, não há necessidade das conhecidas paradas dos setores de TI para a aplicação de novas funcionalidades ou atualizações de segurança. As empresas que usufruem das aplicações têm a garantia de que estão usando sempre o software mais atualizado, e com todas as funcionalidades mais recentes que contratarem.

4. Alta acessibilidade e disponibilidade

A produtividade das organizações experimenta um salto quando adotam soluções de SaaS. As aplicações já não dependem mais de sofwares instalados localmente, bastando uma conexão com a internet e um browser compatível para que a aplicação funcione.

Assim, quebramos a velha barreira do escritório: não há mais a necessidade de estar dentro do ambiente da organização para acessar a aplicação. Funcionários que estejam trabalhando em viagem, por exemplo, podem acessar informações de maneira segura, mesmo que estejam a milhares de quilômetros de distância.

Próximos passos

Como vemos, a adoção de soluções SaaS ajuda a encontrar a eficiência financeira através de melhorias no CAPEX e OPEX. Eficiência esta, que no nosso mercado, é crucial, ainda mais se pensarmos em nosso cenário atual de crise econômica.As organizações que desejam dar seus primeiros passos para a Nuvem encontram nos modelos de SaaS uma ótima porta de entrada para a jornada da Transformação Digital. Transformação essa que, inclusive, vem sendo apontada como uma das mais importantes tendências para as estratégias de negócios. Mas a Nuvem é muito maior que o SaaS. Veja neste outro artigo como funcionam as Plataformas como Serviço (PaaS).

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023