Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

A Espiritualidade nas Organizações

Blog /
Publicado em
July 23, 2017

Nos dias atuais, sofremos uma pressão cada vez maior por resultados positivos em nossos ambientes de trabalho. Ao contrário do que se prometia, as inovações tecnológicas que hoje nos permeiam, nos fizeram trabalhar em um ritmo ainda maior do que qualquer outra geração. Sim, elas facilitam nossa vida. Porém, toda a overdose de informações e ordens e procedimentos que temos todos os dias podem trazer um estresse emocional muito grande.

Dessa forma, precisamos estar emocional, psicológica e fisicamente dispostos/as para enfrentar o dia a dia. Até mesmo o “estar bem” é pressionado nos dias de hoje. Entra aqui a importância desse estado de “bem estar”. Um estado onde não apenas os indivíduos, mas também os ambientes de trabalho (as organizações como um todo) precisam propiciar esse bem estar. E como isso pode ser feito? Através da espiritualidade.

Entendendo a espiritualidade nas organizações

As organizações se tornaram cada vez mais exigentes com os profissionais. Isso fez com que eles fossem em busca de aprimoramentos, novos cursos, mais capacitação. Porém, tais aprimoramentos não são suficientes para o bem-estar de um indivíduo. Nesse sentido, a espiritualidade vem como uma busca por harmonia, motivação, equilíbrio e entusiasmo, sempre vindo de dentro para fora.

É importante frisar que a espiritualidade não está ligada somente à vida profissional, mas em tudo o que fazemos dentro e fora das organizações. Por isso a questão espiritual do colaborador pode ser fator decisivo e determinante no ambiente empresarial.Canalizar energias positivas dentro da organização pode ser um trunfo precioso. Isso porque as organizações são constituídas, primeiramente, pelos seus indivíduos. Porém, nem todas as pessoas percebem o quão vantajoso é o exercício da espiritualidade. Costuma-se perceber, por outro lado, os malefícios que são potencializados quando ela não é trabalhada. Apenas para ilustrar:

  • altos índices de estresse
  • trabalho mal desenvolvido
  • baixa autoestima profissional e pessoal
  • falta de comprometimento com o trabalho
  • desvios de ética

E é fácil chegar a tal conclusão. Se analisarmos, a ética está diretamente ligada a forma como o colaborador se sente dentro da organização, e como ele percebe a forma como a organização o vê.Tudo está interligado.

6 aspectos vantajosos da espiritualidade nas organizações

  • Melhoria de clima: A espiritualidade no trabalho gira em torno de atitudes do ser humano no sentido de auxiliar os demais, de pensar no outro como um ser que possui defeitos e qualidades e, relevar os defeitos. Ao contrário de um ambiente autoritário, onde não contribui em nada para elevar/motivar seus colaboradores deixando o clima tenso e não favorável.
  • Criatividade estimulada: Toda organização deve desejar um funcionário motivado e bem espiritualmente. O poder de produção e criatividade que pode ter um funcionário assim é muito maior do que um funcionário desvalorizado. Afinal, a motivação é importante não só apenas dentro das organizações para questões de trabalho, mas para a vida como um todo.
  • Empresa acolhedora: um ambiente de trabalho descontraído contribui para melhorar a qualidade de vida, assim como resultados esperados pelas empresas. Além de valorizar o capital humano, é possível enxergar os colaboradores abraçarem mais ainda o negócio no qual trabalham, fazendo com as pessoas fiquem mais motivadas e percebam o orgulho de trabalharem em uma empresa acolhedora.
  • Liderança integrada: uma liderança visionária, que inspira e que guia as pessoas e os grupos de trabalho para o alcance da visão de futuro, favorecendo a colaboração, a responsabilidade e o compromisso com o alcance de objetivos compartilhados.
  • Cliente fidelizado: Uma empresa espiritualizada colabora com a harmonia interna, fazendo com que seus colaboradores busquem mais produtividade no trabalho, conquistando, cultivando e fidelizando mais clientes.
  • Cultura disseminada: Ao contrário de uma empresa fechada, uma empresa com uma cultura de espiritualidade tende a ser, por consequência, um ambiente de maior transparência e fluidez de boas práticas, fortalecidas através da visão e missão daquela organização.

Motivação não é moda

Tudo o que falamos aqui não se trata de uma tendência passageira nas empresas. Já temos algum tempo que a gestão de pessoas é fundamental em qualquer corporação. No entanto, a vida moderna faz com que o ambiente de trabalho seja algo muito mais presente na vida de todas as pessoas. Se esse ambiente, não é convidativo, acolhedor ou satisfatório, as pessoas tendem a entregar resultados menos interessantes, e as vezes desastrosos.

Qualquer organização que se preze deve investir na motivação dos seus colaboradores. O foco em espiritualidade do ambiente e dos indivíduos é um deles. E dos mais poderosos e vantajosos disponíveis.A espiritualidade nas organizações, como um ato de servir ao próximo, de se doar, aceitando as diferenças entre as pessoas (e fazendo das diferenças uma fortaleza) faz com que o trabalho se desenvolva com a excelência esperada por qualquer organização.A autora deste artigo, Zodiak Bezerra de Souza Silva, Analista de Processos da Lanlink. O artigo é  baseado na Monografia de sua própria autoria, "A Espiritualidade para o desenvolvimento profissional na organização". É bacharel em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Financeira e Controladoria.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023