Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

4 Coisas que provavelmente você não sabe sobre o backup em fita magnética

Blog /
Publicado em
December 10, 2021
As fitas magnéticas estão no mercado há 70 anos e, com a ascensão da nuvem e dos discos, chegaram a ter sua morte decretada. Mas qual o quê! Elas estão em alta, mais do que nunca! As vendas de fitas magnéticas devem chegar a U$9.42 bilhões até 2030, contra U$4.31 bilhões em 2019. E dá-lhe backup em fita!

O mercado mudou e a demanda por fitas também

A quantidade de dados coletados por empresas vem crescendo de forma exponencial e há uma gigantesca quantidade que precisa ser armazenada por anos, inclusive para atender requisitos de conformidade e regulamentação.

Fitas atendem demandas pesadas de armazenamento de dados menos ativos, mesmo em usos modernos como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, aplicativos orientados a Inteligência Artificial (AI), mídia e entretenimento, streaming de vídeo, vigilância e telemedicina, entre outros.

Fitas são um repositório barato, eficiente e seguro. 80% dos dados coletados por empresas raramente (ou nunca) são acessados ​​após 90 dias.

Esses dados, considerados “frios”, podem perfeitamente seguir para a fita. É o que está acontecendo em mais e mais empresas.

Fitas como defesa contra hackers

Há um crescente número de ataque de hackers e de sequestro de dados, seguido de pedido de resgate.

Os bandidos descobriram que, ao invadir sistemas e comprometer as cópias dos dados de backup por meio de criptografia ou exclusão, a vítima não terá escolha a não ser pagar o resgate para obter seus dados de volta.

Para não pagar, uma empresa precisa ser capaz de restaurar seus dados. Ter uma cópia offsite e offline de backup em fita garante que haja uma cópia dos dados a salvo dos bandidos.

Intervalos de gravação feitos corretamente garantem a recuperação dos dados quando há ataque de hackers e também ataque interno, de um funcionário mau intencionado.

A especificação LTO tem os mais altos níveis comerciais de criptografia de dados, tornando a fita física quase inútil para qualquer pessoa que possa tentar acessá-la.

Ser capaz de recuperar dados é essencial. A fita cumpre essa função e isso a coloca como um ingrediente importante na estratégia de proteção de dados para confrontar o crime cibernético.

Capacidade gigante e longevidade

A capacidade de armazenamento das fitas tem aumentado ano após ano. A IBM LTO Ultrium 9, recém lançada, excede em 50% a capacidade por cartucho de sua predecessora LTO 8.

A nona geração tem 18TB nativos que podem chegar a 45TB comprimidos. A taxa de acesso aos dados da versão 9 em comparação com a 8 também melhorou: está 11% mais rápida (400 MB/s).

Se a sua empresa precisar de mais espaço de armazenamento, basta comprar mais cartuchos e adicioná-los à biblioteca. Com o disco não é assim tão fácil, será preciso comprar hardware adicional, o que pode ser bastante caro.

As fitas magnéticas são também as rainhas da longevidade, com vida útil de 30 anos ou mais, se estiverem armazenadas corretamente. É uma durabilidade bem superior quando comparada ao disco, cuja vida útil gira em torno de três a cinco anos.

Tecnologia mais sustentável

Vivemos tempos de economia de energia e de uma preocupação urgente com a sustentabilidade do planeta.

Qualquer redução no consumo de energia é bem-vinda, especialmente dos data-centers e seus ambientes refrigerados.

O consumo de energia das fitas é 76 vezes menor do que o disco.  Isso ocorre porque elas operam apenas quando os dados estão sendo lidos ou gravados, permanecendo inativas durante a maior parte do tempo. Os discos, por sua vez, estão ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Portanto, na sua estratégia de armazenamento, considere mandar para a fita todos aqueles dados que não serão acessados tão cedo.

Estratégia para a sua empresa

Cada empresa é única em suas necessidades. Na Lanlink, temos traçado uma estratégia de armazenamento sob medida para cada cliente, levando em consideração quesitos como o tipo de dado, a frequência de acesso, a segurança cibernética e a legislação vigente.

Em muitos clientes, temos usado a tecnologia LTO Ultrium para o backup em fita.

Essa é uma tecnologia aberta, há vários fornecedores no mercado, sendo a IBM líder mundial em vendas de tape storage, com um vasto portfólio de sistemas, software e bibliotecas.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023