Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

8 vantagens que colocam as fitas entre as melhores opções de armazenamento

Blog /
Publicado em
July 14, 2021
  • A fita é mais barata de adquirir, manter e operar do que o disco.
  • A fita é mais confiável do que o disco.
  • A capacidade de um cartucho de fita é maior do que a capacidade da unidade de disco.
  • As fitas são as rainhas da longevidade, com vida útil de 30 anos ou mais.

Os dados têm diferentes “temperaturas”:  aqueles quentes, precisam ser acessados com latência de microssegundos, pois são usados para análises em tempo real e no dia a dia da corporação.Já os frios, que equivalem a 80% dos dados coletados pela empresa, nunca ou raramente são acessados ​​após 90 dias, embora tenham que ser armazenados por anos, seja por segurança ou para atender os requisitos de conformidade e regulamentos.

A fita é a mídia ideal para o armazenamento desses dados frios. Confira algumas vantagens:

1. Menos espaço físico

A capacidade de armazenamento das fitas tem ajudado a reduzir o espaço físico necessário para o armazenamento de dados. Há poucos anos, para armazenar 10 petabytes de dados eram necessários equipamentos equivalentes a 8 geladeiras.Hoje, um hack suporta mais do que isso. Como o metro quadrado de um datacenter custa um bocado, qualquer centímetro já representa economia de custos.

2. Menor TCO

O TCO (Total Cost of Ownership) ou o custo total de propriedade das fitas chega a ser 6 vezes menor do que o disco.1Fitas têm custos bastante previsíveis, com a maior despesa sendo o desembolso inicial do hardware de fita. No caso da nuvem, cobrada mensalmente como uma despesa operacional, não há um investimento inicial.Mas a realidade é que todo o armazenamento local é mais acessível do que o armazenamento em nuvem para uso de longo prazo. Não é o armazenamento de dados em si que é caro na nuvem, mas sim o alto custo para movê-los e acessá-los.

3. Baixíssimo consumo de energia

O consumo de energia das fitas é 76 vezes menor do que o disco, fazendo delas uma tecnologia verde.2 As unidades de fita operam apenas quando os dados estão sendo lidos ou gravados, o que significa que consomem menos energia e geram menos calor do que os dispositivos de armazenamento em disco.Disco, usados para dados que precisam ser acessados com frequência, operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. São, por isso, uma das principais fontes de consumo de energia em data centers modernos.

4. Segurança contra os ataques cibernéticos

A natureza offline da fita colocou-a como componente importante na estratégia de proteção de dados para confrontar o crime cibernético.Elas são um “air gap”, uma cópia desconectada eletronicamente que evita que o crime cibernético ataque o backup, o arquivo ou outros dados de uma organização.Sem uma conexão eletrônica, os arquivos armazenados na fita não podem ser hackeados, criptografados ou excluídos.

5. Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento das fitas tem aumentado ano após ano. A nona e última geração de LTO excede a capacidade por cartucho de sua predecessora LTO-8 em 50%, com capacidade nativa de 18 TB.Novas gerações estão a caminho, a décima devendo chegar a 36 TB.

6. Longevidade

O armazenamento baseado em fita oferece durabilidade superior quando comparado ao disco. As unidades de disco rígido têm tradicionalmente uma vida útil de três a cinco anos.Quando armazenada corretamente, a fita pode durar até 30 anos.

7. Portabilidade

Uma vantagem importante do backup em fita é a portabilidade. Depois de gravar dados em cartuchos de fita, você pode simplesmente pegá-los e transportar essas unidades de backup em fita para um local externo.No caso de uma ameaça à instalação, basta coletar as fitas e transportá-las para um local mais seguro.

8. Escalabilidade

Precisa de mais espaço para armazenamento? Basta comprar novas unidades de fita e adicionando-as à biblioteca.Por outro lado, se quiser aumentar a capacidade de armazenamento baseado em disco, terá que comprar hardware adicional, o que pode ser bastante caro.Resumindo...A fita é a mídia ideal para armazenamento de dados frios, que têm requisitos de desempenho mais baixos do que os dados ativos.Para retenção de dados de longo prazo, elas tornam possível reduzir drasticamente o custo de armazenamento.Na Lanlink, podemos ajudar a sua empresa a traçar uma estratégia para storage e backup de dados, definindo quais são mais adequados para armazenar em fita, disco ou nuvem.Também ajudamos a definir os tape drivers ideias para cada caso. Só lembrando, a IBM é líder em tape storage desde 2002, com mais de 40% do mercado mundial.---------

  1. Clipper Group: The Impact of LTO-7 on The TCO of Long-Term Storage 10/2015
  2. Clipper Group: Continuing the Search for the Right Mix of Long-Term Storage Infrastructure — A TCO Analysis of Disk and Tape Solutions - July 2015

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023