Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

A importância do ciclo de vida da informação para combate de ataques de ransomware

Blog /
Publicado em
June 1, 2021

Nós já falamos um pouco sobre o tratamento de dados. Toda informação possui um ciclo de vida. Um dado é gerado, permanece disponível pelo tempo necessário, passa por modificações e, depois, ao perder sua serventia, deve ser descartado adequadamente.Imagine ter que reaproximar os clientes após sofrer algum incidente de vazamento de dados?

Existe ainda por parte de algumas empresas a dificuldade de gerir e armazenar informações, mas a tarefa é perfeitamente executável, embora exija esforço significativo das áreas administrativa e de tecnologia da informação.Somam-se a esse desafio os avanços da tecnologia, a geração de um grande volume de informações de toda natureza e a criatividade quase infinita de infratores para burlar sistemas e acessar dados sigilosos.A violação de dados pode acontecer de diversas formas, desde um funcionário desinformado até pessoas mau intencionadas.O ransomware, por exemplo, é um tipo de malware, especializado em fazer o sequestro de dados dos sistemas que infectam.Uma vez em uma máquina, o ransomware irá bloquear o acesso a arquivos ou ao sistema inteiro.Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.Existem duas categorias principais de ransomware: ransomware de bloqueio e ransomware de criptografia. Eles podem ser diferenciados da seguinte maneira:

  • Ransomware de bloqueio: as funções básicas do computador são afetadas.
  • Ransomware de criptografia: arquivos individuais são criptografados.

Como acontece a infecção?

O ransomware pode infectar o computador de diversas maneiras, através de site maliciosos, links suspeitos por e-mail ou na instalação de aplicativos vulneráveis. Ele pode estar também em links enviados por meio de redes sociais.Em geral, o objetivo de um ransomware é fazer com que as vítimas paguem para os criadores do malware um resgate, com a promessa de que terão acesso novamente aos arquivos que foram bloqueados.A transação do valor pago é feita através de sistema de pagamento conveniente ao criminoso e difícil de rastrear (criptomoedas).O rastreamento das moedas digitais usadas para os resgates é complicado, o que torna os processos de busca e processamento de criminosos ainda mais trabalhoso.

A medida que o tempo passa, os malwares precisam ficar cada vez mais sofisticados para que consigam infectar mais sistemas e com isso fazer mais vítimas.O WannaCry, por exemplo, foi um ataque avassalador que alcançou de forma significativa os noticiários ao redor do mundo.O ransomware foi criado aproveitando-se de uma falha em um protocolo de rede, que não havia sido descoberta até então.Logo após o ataque, a falha foi corrigida rapidamente para evitar maiores problemas. Mesmo assim, o ransomware causou um estrago bilionário ao redor do globo.A falha provocou também um escândalo relacionado à NSA, pois foi descoberto posteriormente um envolvimento direto da Agência de Segurança Nacional do Governo Norte-Americano com as vulnerabilidades encontradas.

Como se prevenir?

Os danos para uma empresa são altíssimos, apostar na prevenção é o caminho mais seguro.Embora os líderes empresariais estejam confiantes sobre essa necessidade, nem sempre sabem como implementar uma estratégia eficiente.Cópias de segurança dos sistemas são fundamentais para a continuidade das operações do seu negócio, independente do seu ramo de atuação.Políticas de segurança, cartilhas de segurança e diversas campanhas de educação e conscientização dos usuários são as ações possíveis para minimizar os riscos envolvidos.Verificações de vulnerabilidade podem ajudar você a encontrar intrusos em seu sistema.Independentemente da infraestrutura estar disposta localmente ou na nuvem, o uso de soluções de firewall é fundamental para a proteção da rede. Soluções de firewall modernas, que permitam o conhecimento e controle de aplicações da rede, o controle de acesso por usuários e grupos, bloqueio de tráfego de aplicações desconhecidas e inspeção de tráfego criptografado estão hoje disponíveis para ajudar com esses problemas.Proteção endpoint: software de antivírus moderno, que funcione sem a necessidade de assinaturas (vacinas) e permita gerir vulnerabilidades, com baselines de segurança.Garantir a segurança digital da sua organização é muito importante. Um olhar atento, boas práticas internas e a parceria certa você protege o sucesso da sua empresa.Estamos prontos para te ajudar. Conte com a Lanlink!

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023