Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Big Data: os dados para transformar o seu negócio

Blog /
Publicado em
March 31, 2021

As organizações estão buscando cada vez mais por soluções para gerar mais produtividade, maiores insights e tomar decisões mais inteligentes. E tudo isso é possível com uso de ferramentas de Big Data.

Mas você sabe o que é Big Data?

Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.As soluções de Big Data são feitas para lidar com um grande volume de dados estruturados ou não-estruturados. Dados estruturados são aqueles do tipo tabela, planilha etc. e dados não-estruturados são imagens, voz, vídeo, e-mails, etc.

Big Data na prática

As ferramentas de Big Data são de grande importância para diversos setores apoiando também na definição de estratégias de marketing.É possível obter informações de mercado por meio dos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que você faz.Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis.As empresas usam o Big Data para realizar os desejos dos clientes antes que eles peçam. Um exemplo disso são as sugestões de sites de compras, como a Amazon, e as recomendações de serviços como Netflix e Spotify.O Youtube por exemplo, disponibiliza diversos vídeos presentes em um banco de dados disponível para usuários acessarem.

Os 5 V's do Big Data

Pode-se dividir o Big Data em 5 V’s que formam a base para a implementação do conceito em qualquer empresa.São eles: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

VolumeBig Data é uma grande quantidade de dados gerada a cada segundo. Pense em todos os e-mails, mensagens de Twitter, fotos e vídeos que circulam na rede a cada instante.A tecnologia do Big Data serve exatamente para lidar com esse volume de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através de software.

Velocidade

Se refere à velocidade com que os dados são criados.São mensagens de redes sociais se viralizando em segundos, transações de cartão de crédito sendo verificadas a cada instante ou os milissegundos necessários para calcular o valor de compra e venda de ações.O Big Data serve para analisar os dados no instante em que são criados.  Cada vez mais fontes fornecem dados, o que torna necessário o gerenciamento dessas informações em tempo quase real, de forma rápida e segura.

Variedade

Dados aparecem com todas as formas, cores e tamanhos. Podem ser planilhas, dados estruturados, ou somente documentos de texto, vídeos e imagens.No passado, a maior parte dos dados era estruturada e podia ser colocada em tabelas e relações. Hoje, grande parte dos dados do mundo não se comportam dessa forma.É preciso entender as variedades existentes e como cada uma deve ser analisada e armazenada.Com o Big Data, mensagens, fotos, vídeos e sons, que são dados não-estruturados, podem ser administrados juntamente com dados tradicionais.

Veracidade

A veracidade em Big Data se refere aos problemas que os dados gerados poderão conter. A análise de Big Data depende muito da veracidade dos dados.Com o Big Data não é possível controlar cada hashtag do Twitter ou fake news na Internet, mas com análises e estatísticas de grandes volumes de dados é possível compensar as informações incorretas.

Valor

Os dados armazenados de uma empresa ou de qualquer instituição são um de seus maiores bens. Imagine uma grande instituição simplesmente perder todos os dados do dia para a noite. Isso se assemelha a um desastre na estrutura física da empresa.O último V é o que torna Big Data relevante: tudo bem ter acesso a uma quantidade massiva de informação a cada segundo, mas isso não adianta nada se não puder gerar valor.Os dados são geradores de conhecimento e conseguem trazer benefícios competitivos de mercado, gerando valor monetário....Conhecer e entender o que a sua concorrência está fazendo é bem importante para o sucesso do seu negócio.E o nosso time está pronto para lhe apoiar. Quer entender melhor como Big Data pode beneficiar os seus negócios? Fale conosco.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023