Inovações em tape storage: a nona onda chegou

Elas são velhas senhoras e estão completando 70 anos, desde o lançamento de sua primeira versão, nos idos 1951. Podem parecer uma tecnologia ultrapassada e parada no tempo, mas que nada!

As fitas magnéticas para gravação de dados têm sido alvo de constante investimento e ganham aprimoramentos e mais capacidade a cada nova versão que chega ao mercado.

São de longe o meio de armazenamento mais barato para empresas que têm quantidades cada vez maiores de dados a armazenar e aquelas que querem garantir a continuidade sem ficarem reféns de hackers em caso de ataque de ransomware. 

Prova de que estão cada vez mais poderosas, as fitas magnéticas ganharam uma nova versão, recém-lançada. É a nona geração da LTO Ultrium.  

timeline.evoluçãodalto

Armazenamento seguro e econômico 

A tecnologia LTO Ultrium é aberta, há vários fornecedores no mercado, sendo a IBM líder mundial em vendas de tape storage, com um vasto portfólio de sistemas, software e bibliotecas. 

Ela foi projetada para oferecer densidade de armazenamento significativamente maior do que as gerações anteriores, ajudando a reduzir o custo de armazenamento de grandes volumes de dados.  

Além disso, oferece melhor desempenho e resiliência cibernética. Atende demandas pesadas de armazenamento de dados menos ativos, mesmo em usos modernos como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, aplicativos orientados a Inteligência Artificial (AI), mídia e entretenimento, streaming de vídeo e arquivamento digital.  

  • Os cartuchos de dados IBM LTO Ultrium 9 fornecem 50% mais capacidade (18 TB) do que os cartuchos LTO 8, com uma taxa de acesso aos dados 11% mais rápida (400 MB/s). 
  • As soluções IBM LTO 9 podem reduzir o custo total de propriedade de sua biblioteca de fitas em 39%. 
  • As tecnologias IBM LTO 9 agora fornecem retenção de dados segura e econômica para contêineres em ambientes Red Hat OpenShift por meio da integração com as soluções IBM Spectrum Protect. 
  • IBM LTO Ultrium Gen 9 fornece maior segurança, vida útil mais longa e mais funcionalidades. 
  • IBM Spectrum Archive, membro da família IBM Spectrum Storage de soluções definidas por software, torna o acesso aos dados em fita tão fácil quanto o disco. 

imagem-apoio-novas-geracoes

A tecnologia LTO (Linear Tape Open), também conhecida como LTO Ultrium, é um formato de fita open source.

Desde que as primeiras unidades LTO foram lançadas no mercado, mais de 5,6 milhões de drives e 352 milhões de cartuchos foram vendidos, tornando o LTO Ultrium o formato de fita de maior sucesso da história. 

E há mais por vir! As gerações futuras de LTO estão a caminho, três delas já anunciadas para os próximos anos. Confira: 

INFO

A fita continua sendo uma solução líder para atender às necessidades modernas de armazenamento de dados. 

Ao lado do storage em disco e em nuvem, elas são importantes para compor uma estratégia eficiente de armazenamento e de proteção aos dados.   

 Saiba mais sobre estratégias de armazenamento e proteção aos dados! 

fale com nosso especialista_1

Site Footer