Inteligência Artificial e sua aplicação nos negócios

A Inteligência Artificial está mudando o mundo e a forma de nos relacionarmos com as tecnologias.

Em um momento de ruptura com os processos analógicos, a IA tem conquistado seu espaço dentro das organizações, ignorá-la pode ser fatal para a vida de uma empresa.

Inteligencia artificial nos negócios

O estudo “Modernização de TI: do crítico à transformação digital”, realizado em maio de 2017 pela Vanson Bourne, indicou que as empresas que querem manter a competitividade precisam adotar tecnologias de Inteligência Artificial nos próximos três anos ou correm o risco de se tornarem irrelevantes.

Os dados indicam que 100% dos entrevistados concordam que a automação de processos é uma tecnologia indispensável para atender os novos requisitos do negócio digital.

Ao mesmo tempo, a maioria das empresas esperam implantar a automação de processos nos próximos três anos.

A pesquisa mostra também, a presença iminente da IA em diversos negócios: a automação de processos utilizando robôs (63%), a automação inteligente (61%) e a automação cognitiva (59%) são as tecnologias de maior demanda por parte das organizações.

A redução de custos (62%) e o aumento da capacidade produtiva (85%) são os principais fatores impulsionadores na implantação dessa tecnologia.

automatização de processos

O estudo aponta ainda, as duas principais formas de tecnologia IA que as empresas adotarão para superar o patamar de produtividade:

01. Automação inteligente

As máquinas imitam a aprendizagem, a tomada de decisão e as ações dos seres humanos por meio da inteligência habilitada por serviços analíticos e cognitivos avançados. Chatbots, reconhecimento de objetos e processamento de fala são alguns dos exemplos.

02. Automação robotizada

Baseados em softwares, robôs processam tarefas manuais repetitivas e de alto volume que usam dados estruturados, como a solicitação de seguros.

As vantagens da aplicação de IA

A Inteligência Artificial disponibiliza ferramentas que reconhecem imagens, localizam faturas, identificam fraudes, possibilitam até a avaliação de riscos em futuros contratos. Mas a IA possibilita ferramentas ainda mais fortes para a jornada das empresas. 

Já se apontam resultados interessantes com o uso de inteligência artificial feito pelas empresas. 

Atendimento ao cliente

Sistemas desenvolvidos com capacidade de interagir com os consumidores, solucionam tarefas diárias como agendamento de reuniões, recomendação de rotas de trânsito, respondem perguntas frequentes dos clientes, diminuindo a necessidade de pessoal no setor.

A computação cognitiva permite o processamento de linguagem, o que faz com que o Chatbot entenda a fala do cliente e faça o atendimento eletrônico, reduzindo o tempo de espera do cliente no telefone.

Chatbots no atendimento ao cliente

Certamente você conhece ou já ouviu falar da BIA, a Inteligência Artificial do Bradesco. Criada a partir da plataforma de computação cognitiva Watson em parceria com a IBM, a IA utilizada na BIA funciona com base no comportamento do usuário.

Em curto espaço de tempo, o banco redefiniu modelos no quesito Atendimento Digital e hoje é considerado referência mundial. A BIA chegou a 100 milhões de interações no inicio de 2019.

Estratégia de vendas

O ambiente digital mudou a maneira como as empresas conversam com seu público-alvo.

A IA transformou a jornada de compras do consumidor, pois ela permite sistematizar, analisar e obter informações relevantes sobre as características e preferências dos diferentes perfis de consumidor.

Essa análise de dados possibilita que as empresas criem campanhas mais personalizadas e lucrativas.

estrategia de vendas usando IA

A IA tem auxiliado corretores na hora de fechar negócios imobiliários. A plataforma Homer, utiliza inteligência artificial e foi criado para realizar conexões entre profissionais de todo o país.

A plataforma funciona da seguinte forma: o profissional publica um imóvel ou perfil de cliente com apenas 5 informações simples.

O algoritmo apresenta automaticamente os corretores com clientes ou imóveis dentro do perfil desejado. Tudo de forma gratuita.

Ao utilizar o Homer, o próprio aplicativo seleciona os imóveis indicados para cada perfil, otimizando o processo e garantindo benefícios tanto para o corretor como para o cliente. Ele oferece ainda, a segurança de comissão garantida.

Obstáculos na adoção de Inteligência Artificial nos negócios

A IA vai permitir, cada vez mais, que operações manuais sejam destinadas às máquinas. Assim, os colaboradores poderão investir seu tempo em tarefas mais estratégicas para o negócio.

Mas é necessário vencer alguns obstáculos para a adoção da Inteligência Artificial.

Falta de dados

No dia a dia de uma empresa, é coletado um grande volume de dados como parte rotineira das operações mas nem sempre coletam os dados certos.

Um dos principais obstáculos na adoção de IA é a falta de dados úteis, relevantes e que não violem os direitos de privacidade dos usuários. Quando a organização não possui os dados corretos, as análises IA deixam de ser confiáveis e úteis para o negócio.

É necessário repensar as formas como se captura esses dados e identificar os que de fato a empresa precisa.

Integrar IA nos processos da empresa

Outro desafio é a implantação da IA na rotina da empresa. A maioria dos colaboradores não está familiarizada com essa tecnologia e passam por dificuldades para a adaptação. 

A integração da IA exige conhecimentos técnicos e muitas organizações não possuem profissionais capacitados que ajudem nesse processo.

Custo da aplicação de IA

Mesmo considerada um grande investimento, a adoção de IA requer gastos com tecnologia e mão de obra.

A construção de novos sistemas de IA pode sair muito cara e arriscada, além do tempo que os colaboradores levam para se adequar. Com isso as empresas ficam amedrontadas e adiam ainda mais, iniciar essa jornada. 

Para facilitar e ajudar a superar esse desafio, as empresas podem começar adicionando ferramentas de IA nos sistemas que os colaboradores já utilizam.

Assim, a empresa pode fazer as adaptações lentamente, naturalizando o processo e reduzindo os custos, já que a empresa não precisará fazer investimentos robustos de cara.

Riscos de segurança

A segurança cibernética é o maior risco da adoção de Inteligência Artificial. Na verdade, a IA está sendo cada vez mais usada para defender sistemas contra ameaças cibernéticas.

Mas à medida que a tecnologia avança, aumenta o potencial para Insiders maliciosos ou invasores inteligentes com a intenção de envenenar determinados dados para criar algoritmos com falhas perigosas.

A integração de IA dentro de uma empresa exige a adoção de novos softwares ou plataformas que trazem consigo novos desafios de segurança.

Além disso, muitos aplicativos de IA são criados usando bibliotecas de código aberto.

 

O desenvolvimento dessa tecnologia para os negócios é relativamente recente e muita coisa ainda está sendo experimentada e desenvolvida.

Mas um passo importante é impulsionar o conhecimento sobre Inteligência Artificial para que a tecnologia seja usada cada vez mais para qualificar e melhorar processos do dia a dia.

Conte conosco para entender melhor como a IA pode ser aplicada para beneficiar o seu negócio.

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