Por que as redes de próxima geração são decisivas para o seu negócio?

redes de próxima geração Hoje, o mundo passa por um estágio de desenvolvimento digital sem precedentes. Um grande número de aspectos da vida humana foi profundamente alterado com a incorporação dos recursos digitais. Em nossas vidas pessoais, por exemplo, as redes sociais nos dão espaços de interação com outras pessoas que ultrapassam o espaço físico. O consumo de mídia alcançou níveis nunca imaginados. Para se ter ideia, especialistas apontam que, em 2020, o tráfego de vídeo na internet corresponda a 80% do volume total de dados trafegados.

Com o mundo dos negócios, o cenário não é diferente. Hoje, os departamentos de TI estão sendo reorganizados como parte do negócio. Assim, não são apenas mais um setor para suportar o core business das organizações. Como a Transformação Digital extrapola as paredes do escritório, todos os aspectos do negócio são afetados. Logo, os setores de TI são bastante pressionados para que seus sistemas e redes se conectem com mercados e ecossistemas emergentes.

Os principais desafios impostos às organizações

Um estudo divulgado pela Ovum — consultoria especializada em negócios e tecnologia de Londres — aponta os principais desafios que pressionam a evolução das redes:

  1. Crescimento explosivo do tráfego de dados: de acordo com o Cisco Visual Networking Index, a previsão é de que o volume de dados cresça cerca de 3 vezes mais do que hoje. A comunicação corporativa por vídeo é um dos principais motivadores desse crescimento;
  2. As organizações digitais são muito diferentes e precisam ser apoiadas por redes estáveis e resilientes: com soluções baseadas em Nuvem, que incluem não apenas o básico dos escritórios, mas também recursos de mobilidade, inteligência artificial e analytics em tempo real;
  3. Retenção e desenvolvimento de talentos na era digital: o perfil dos profissionais atuais, que incorpora os millenials, tem uma influência pesada nas tecnologias que são usadas nos negócios hoje;
  4. O desenvolvimento de produtos e serviços é cada vez mais centrado no usuário: os negócios digitais enfrentam um mercado que é cada vez mais competitivo, com soluções que podem ser lançadas e testadas rapidamente. Para atingir essa velocidade, um aspecto crítico dos negócios digitais, é necessário o uso de soluções baseadas em Nuvem, que sejam ágeis e escaláveis;
  5. A infraestrutura de segurança é mais importante que nunca para proteger os negócios digitais: as perdas hoje causadas por problemas de segurança vão muito além dos problemas com dados. Basta lembrarmos dos ciberataques ocorridos neste ano por WannaCry e Petya. Os prejuízos foram além do sequestro de  dados, pois a publicidade negativa sofrida pelas organizações envolvidas trouxe prejuízos ainda maiores às marcas.
A nova configuração do trabalho, que extrapola as paredes do escritório, é um desafio para as redes atuais
A nova configuração do trabalho, que extrapola as paredes do escritório, é um desafio para as redes atuais

Estes desafios se impõem, a cada dia mais, como cruciais para a sobrevivência dos negócios na era digital. À medida que os negócios abraçam a jornada da Transformação Digital, eles entendem que a necessidade de redes de próxima geração é uma constante. Visto que com esse tipo de arquitetura é possível oferecer os serviços que habilitam a Transformação Digital.

As tecnologias que mais influenciam a demanda por redes de próxima geração

Ainda no estudo da Ovum, foi realizada uma pesquisa com grandes empresas (receitas anuais com valores entre €2 bilhões e €20 bilhões). Os resultados apontam que as tecnologias que envolvem Big Data, Automação da TI e Comunicações Unificadas são os principais motivadores de decisão de compra para a modernização das redes de dados.

Soluções que envolvem Big Data, como as de cidades inteligentes, exigem um desempenho de rede superior
Soluções que envolvem Big Data, como as de cidades inteligentes, exigem um desempenho de rede superior

Essas tecnologias serão necessárias para  apoiar os processos de ponta a ponta nos negócios. A necessidade das redes de próxima geração fica ainda mais evidente quando aspectos do negócio, que vão desde a experiência dos usuários até a exploração da Internet das Coisas, são apoiados diretamente pelas redes. O estudo aponta que as mudanças promovidas pela automação dos processos de TI e tecnologias definidas por software serão tão significativas quanto o impacto da virtualização nos datacenters, ou a cloud computing para a disponibilidade de processamento e storage.

Entretanto, não se trata de negócios que estão usando estes motivadores de maneira isolada. É a combinação de automação, Big Data e engajamento de colaboradores e usuários. Todos esses fatores fazem com que o tráfego de dados dê um salto significativo. Mesmo a Internet das Coisas, que aparece no estudo como o 4º motivador, traz um grande peso, pois sua relação com o Big Data é intrínseca.

Os benefícios da adoção de redes de próxima geração

Mais do que uma mera modernização, os benefícios que as redes de próxima geração trazem para os negócios são muitos. Podemos elencar alguns deles:

  • Automação de processos: redes definidas por software tem um imenso potencial de reduzir processos e repetições manuais, seja em redes on premises e em Nuvens híbridas;
  • Controle centralizado: visibilidade completa do pool de recursos, que permite gerenciar de maneira separada os recursos de processamento, storage e rede;
  • Alta escalabilidade: a velocidade e as constantes mudanças para as soluções de negócios digitais demandam soluções que tenham alta escalabilidade;
  • Redução de custos: a redução de custos de OpEx é diretamente relacionada com soluções de comunicação unificada, por exemplo, a redução na necessidade de viagens;
  • Ganhos de produtividade: os colaboradores sentem um ganho de produtividade com a habilitação da comunicação e colaboração em tempo real.

O principal passo para a Jornada da Transformação Digital

"<yoastmark

Finalmente, o estudo aponta ainda um dado interessante: as empresas identificam que o principal desafio na adoção de uma rede de próxima geração é escolher o parceiro ideal para a implementação das soluções.

As empresas buscam parceiros que ofereçam um ciclo completo de vida para as soluções. Além de uma boa diversidade de soluções em seu portfólio. Ademais, o monitoramento dos ativos de rede é citado como uma das principais características. Sendo que isso não está apenas relacionado à sua disponibilidade, mas também com eventos relacionados à segurança.

Site Footer