Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Três lições que a sua empresa pode aprender com os nômades digitais

Blog /
Publicado em
February 26, 2018

Você certamente já deve ter ouvido falar na expressão nômade digital. Apesar de normalmente estarem associados a uma imagem de viagens em lugares paradisíacos, estas pessoas são na verdade nômades por um único motivo: elas conseguem trabalhar de qualquer lugar que possua uma conexão com a internet. Dessa forma, elas conseguem se conectar com outras pessoas importantes para a realização dos seus trabalhos, sejam fornecedores, colegas ou mesmo clientes. Além disso, o nômade digital não está necessariamente atrelado a uma ocupação na área de tecnologia.A esta altura, você deve estar se perguntando: "O que isso tem a ver com a minha empresa?". Na verdade, este fenômeno pode ensinar muita coisa aos negócios. Vamos então a estas três lições valorosas que podemos tirar sobre o trabalho moderno.

Colaboração e compartilhamento

Vamos começar pelo fato de que os nômades digitais só podem existir graças aos avanços de tecnologia para o trabalho moderno. Sem colaboração, sem Nuvem e sem soluções robustas de comunicação, nada disso seria possível. E é aqui que o seu negócio pode aprender importantes insights sobre estas novas formas de trabalho.

Um espaço onde possa haver compartilhamento entre os seus colaboradores é uma das mais importantes lições que temos com os nômades digitais. Como todos trabalham remotamente, é importante que consigam fazer a entrega de seus trabalhos independentemente de onde estiverem os clientes. Soluções como o OneDrive permitem essa realidade: compartilhar arquivos com clientes, fornecedores e colegas de trabalho se tornam extremamente simples, apenas com um clique de botão.Dessa forma, mesmo times que estão muito distantes, ganham uma ferramenta poderosa para alavancar a sua produtividade. É a máxima que mostra as barreiras do escritório sendo quebradas, além da produtividade alcançar níveis nunca antes imaginados. A transformação que estas novas formas de trabalho trazem são tão profundas, que até mesmo a estrutura dos negócios podem ser modificadas. Os contratos de trabalho de home office, por exemplo, deixam de ser um mero pensamento e passam a trazer resultados positivos no orçamento da empresa.

Comunicação unificada

Mas engana-se quem acha que um espaço de trabalho moderno está vinculado apenas ao compartilhamento e colaboração. Antes mesmo de uma cultura de compartilhamento, as empresas precisam ter um espaço de comunicação unificada.

Quando falamos em comunicação unificada, não estamos falando simplesmente em ter ferramentas de e-mail, mensagens instantâneas, telefonia e vídeoconferência. Ter todas essas ferramentas certamente trará vantagens, mas é quando elas funcionam de maneira orquestrada que as organizações aproveitam ao máximo os benefícios trazidos.Vejamos por exemplo o Skype for Business. A um primeiro momento, podemos pensar que trata-se apenas de uma ferramenta que permite VoIP, mensagens instantâneas e videoconferências. Porém, a solução pode ir muito além, trazendo benefícios que um dia pareciam restritos as obras de ficção.É possível, por exemplo, organizar uma reunião online, com vídeo e áudio em alta qualidade. Essa reunião pode ser organizada a partir de e-mails com o Outlook, e todos podem responder ao seu comparecimento. Além disso, clientes externos podem se conectar à reunião através de um link, ou mesmo através de uma chamada telefônica.Esta situação é um exemplo perfeito da unificação completa das comunicações da empresa: telefonia, e-mail, mensagens instantâneas e videoconferências. Com isso, todo o negócio experimenta um grande salto de produtividade trazendo resultados positivos, como tomadas de decisões rápidas.

O espaço de trabalho moderno

Finalmente, temos uma importante lição sobre o trabalho em equipe: as ferramentas de trabalho colaborativo são um dos maiores trunfos do trabalho moderno. Hoje, o mercado disponibiliza, até mesmo de maneira gratuita, diversas ferramentas que incluem a gestão de projetos e equipes.

Mesmo nas universidades, essas ferramentas são bastante exploradas. Por exemplo, o Trello. Essa ferramenta conquistou o espaço devido utilizar um conceito que é ao mesmo tempo, simples e escalável. Gerenciar o andamento de um projeto através do Trello não é algo que deve ser estranho para quem trabalha com projetos.No entanto, isso pode ir muito além. No Office 365, a Microsoft disponibiliza o Teams, que conta com integração com todas as outras soluções do Office 365 e mesmo soluções externas, como o próprio Trello. Como se trata de um espaço de trabalho colaborativo, as pessoas podem trabalhar de maneira colaborativa de forma muito mais orgânica.Os nômades digitais podem ainda nos ensinar muito mais coisas. Isso não significa que você irá transformar toda a sua força de trabalho em nômades, nem que seu negócio deverá ser espalhado geograficamente. O mais importante é que cada organização veja quais os benefícios que mais se adequam as suas necessidades, e que se adaptem para um mundo cada vez mais conectado.

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023