Envie uma mensagem

Nós estamos online, clique no canto inferior direito da tela e fale com nosso atendimento.
Caso prefira o contato por e-mail, envie uma mensagem, em breve retornaremos.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Não foi possível enviar o formulário, revise os campos e tente novamente.
x

Visão computacional: coloque o “olho” de uma câmera para fazer a inspeção de qualidade

Blog /
Publicado em
August 27, 2020

Estudos apontam que, no Brasil, são precisos 4 funcionários para fazer o que nos EUA é feito por uma só pessoa.  Por que isso acontece? Os americanos têm mais equipamentos e recursos técnicos para agilizar o trabalho e isso costuma ser a razão da diferença em produtividade. Para quem tem um negócio no país, fica a dúvida: como otimizar os processos industriais? Há algo fácil de se implementar e que gera resultados visíveis num curto espaço de tempo: a Visão Computacional aplicada na área de inspeção de qualidade. Também conhecida por AI Vision (Visão por Inteligência Artificial) a tecnologia envolve software e câmeras que permitem automatizar processos que envolvam o controle visual.  

Sem erro, subjetividade ou recall

Com frequência, é somente no final da linha de produção, quando o produto está pronto, que a inspeção de qualidade entra em cena. E ela costuma ser manual, sujeita a erro humano e subjetividade.

Há também inspeções difíceis de serem feitas, em produtos muito pequenos, como localizar um erro de solda num semicondutor.  

Defeitos geram sucata e retrabalho, comprometendo as metas de produção,  aumentando o tempo de fabricação e também os custos. Há ainda a possibilidade de envio de produtos comprometidos ao mercado, com impacto na satisfação do cliente, e a necessidade de se fazer um recall, um custo alto para a imagem corporativa.  

Olho inteligente

As soluções de Visão Computacional diminuem drasticamente o índice de falhas que chegam ao mercado e fazem o seu trabalho em tempo bem menor do que os humanos. A qualidade fica garantida, não importa o tamanho da peça a ser inspecionada. A solução é capaz de “enxergar” defeitos após algum treino do que seriam esses defeitos e do que seriam as peças perfeitas. Então, por comparação, vai separando o aprovado do rejeitado.  A Visão Computacional procura por aquilo que foi treinada para procurar e vai melhorando com o tempo, quanto mais exemplos lhe são apresentados do que deve buscar.  Os sistemas de Visão Computacional permitem:

  • Inspecionar componentes, partes, peças ou o produto acabado, identificando defeitos a partir de comparação com imagens previamente classificadas;
  • Implantar a inspeção no decorrer ou no final da linha de montagem;
  • Criar centenas de milhares de modelos do que é defeito, usando Inteligência Artificial e conhecimento humano.

Benefícios para a indústria

  • Redução significativa no número de inspeções manuais e de erros humanos;
  • Redução no tempo de inspeção;
  • Redução nos custos com retrabalho e serviços previstos na garantia;
  • Inspeções feitas em tempo real;
  • Melhoria contínua no processo de reconhecimento de defeitos;
  • Monitoramento centralizado.

As soluções de Visão Computacional permitem o monitoramento centralizado. Assim, é possível acompanhar a frequência dos problemas e se são sempre do mesmo tipo, com geração de gráficos e de métricas de inspeção para as diversas linhas de produção, visualização do desempenho em dias, semanas ou meses. Uma linha que apresente maior número de problemas de qualidade pode exigir uma manutenção de equipamentos, por exemplo. Com os dados na mão, é possível ter um melhor entendimento da situação. Há empresas que têm necessidade de inspeção em tempo real, outras não. Algumas demandarão o upload e a comparação com milhares de imagens e precisarão de um computador rápido e potente. Nesses caso, podem contar com equipamento alugado, usado principalmente para as fases iniciais de treinamento da Inteligência Artificial. Na linha de produção propriamente dita, será preciso instalar câmeras e equipamentos mais simples, algo que pode ser duplicado em diferentes plantas industriais.  Quanto ao software, será necessário seguir algumas etapas: treino, teste, validação de teste e implementação. Mas, se você tem em mãos o IBM Visual Insights, saberá que não dependerá de um cientista de dados para passar pelas quatro etapas. O software é fácil de usar, intuitivo, com telas que podem ser acionadas pelo chão de fábrica. Por isso, se você tem processos de inspeção por imagem e quer melhorar a performance, já conhece o caminho a seguir. E pode contar com os especialistas da Lanlink para ajudá-lo com a implantação, manutenção e treinamento de equipes.  

Saiba mais! Confira o post Como a visão computacional pode impactar negócios

Prazer, somos a Lanlink

A Lanlink possui entre seus clientes algumas das maiores empresas públicas e privadas do Brasil.

Temos como característica desenvolver relacionamentos de longo prazo, com recorrência de projetos e casos de sucesso implementados em nossos clientes.

Entre em Contato

Veja também

Microsoft 365 Copilot: Entenda como funciona a ferramenta de IA para empresas

January 17, 2024

Mineração de criptomoeda com infinitos recursos: os seus!

December 27, 2023

A empresa sofreu um Ciberataque. E agora?

October 10, 2023