Casos de Sucesso

Amaggi migra para Oracle Cloud Infrastructure e reduz gargalos na produção agrícola

Segurança dos dados e a alta disponibilidade de infraestrutura de TI foram os principais ganhos

O agronegócio é um dos setores que mais crescem na economia brasileira, consolidando o País como um dos grandes produtores de alimentos no mundo. Neste contexto, a tecnologia se torna imprescindível para otimizar a produção, diminuir os custos e gerar soluções.

Tendo a tecnologia como parte estratégica do negócio, a Amaggi, maior empresa brasileira de grãos e fibras, experimentou mudanças significativas na produção agrícola graças a uma migração do centro dedados para o Oracle Cloud Infrastructure(OCI).

A migração do nosso centro de dados para o Oracle Cloud Infrastructure reduziu custos, eliminou gargalos de atualização de hardware e deu ao nosso ecossistema de produtor e logística um extraordinário aumento na disponibilidade”, destacou Wagner Biasi, Gerente de CSC e TI da Amaggi para o Site Oracle.com.

Com sede em Cuiabá (MT), a Amaggi está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em42 municípios de nove estados e unidades de negócio na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai e Suíça. Anualmente, a empresa produz cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão.

O DESAFIO

Antes da migração, os problemas de disponibilidade e performance traziam riscos de produtividade para as safras. Então, em 2021, a empresa decidiu migrar para uma estrutura robusta que fosse mais segura para os dados e com alta disponibilidade de sua infraestrutura de TI.

Conduzida pela Lanlink, a migração para OCI resultou numa redução de 20% dos custos sem atualizar o data center. Hoje, todo o ambiente de produção de 46 terabytes da Amaggi é executado pela OCI, incluindo origem e processamento crítico de grãos, suporte agrícola, pesos e medidas e sistemas de crédito.

BENEFÍCIOS

A Amaggi agora tem 99,999% de período de disponibilidade por meio do serviço de monitoramento e balanceamento de carga da OCI. Com a alta disponibilidade e a menor latência trazidas pela mudança para a nuvem, a interrupção do faturamento causada pela inatividade foi eliminada. Maior velocidade no envio e na entrega de grãos para a Amaggi e seus produtores também foram resultados observados.

Além disso, o produtor agrícola reduziu os processos de fechamento mensal de 40 para 5 minutos, impactando positivamente as operações comerciais que abrangem 100filiais no Brasil e subsidiárias no exterior. A plataforma suporta ainda o sistema de gestão empresarial (ERP) SAP da empresa, que foi migrado ao longo de um fim de semana.

A migração de um ambiente crítico e complexo como do Grupo Amaggi envolvem grandes desafios que exigem profundo conhecimento técnico, equipe multidisciplinar, e gestão de projetos com forte planejamento estratégico e alinhamento entre a área de TI e negócios do cliente”, explica Fabiano Pessanha, Gerente de Operações Oracle na Lanlink.

Fabiano destaca ainda que o provisionamento de infraestrutura e banco de dados tornou-se três vezes mais rápido, permitindo que as equipes de DevOps dessem um melhor suporte às complexas demandas do negócio, como separação de culturas, armazenamento, carga e descarga, interconectividade de máquinas agrícolas, contratantes de logística, rastreabilidade, conformidade e fluxo de caixa.

Com a migração para OCI, a Amaggi conseguiu eliminar gargalos, aumentar a disponibilidade e a eficiência e reduzir os custos de TI, seguindo o caminho do agronegócio do futuro.

Link de apoio: https://www.oracle.com/br/customers/amaggi/

Veja também

Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais moderniza gestão de dados

Com infraestrutura escalável e em nuvem, Lanlink cria ambiente de TI para HELP, o maior hospital privado da Paraíba

Tribunal de Justiça do Ceará ganha agilidade em atendimento, após reestruturação de Central de Serviços de TI 

Amaggi migra para Oracle Cloud Infrastructure e reduz gargalos na produção agrícola

Buscando inovação e produtividade, órgão federal migra para Office 365

Com ambiente multicloud, Lanlink cria infraestrutura de banco digital para Banese

Instituição Financeira do Nordeste torna-se a primeira empresa do mundo a conectar virtualizadores dos seus Mainframes a nuvem

Empresa Distribuidora de Gás melhora gestão e produtividade com Service Desk

Banco do Nordeste entrega melhor experiência para usuários com solução SD-WAN

Grupo Elizabeth passa por transformação digital com Oracle Cloud

Com o suporte da Lanlink, a empresa otimizou processos internos e serviço de mensageria

Com projeto de BI na nuvem, Aeris otimiza gestão estratégica de dados

M. Dias Branco, em parceria com a Lanlink, transforma a rotina de trabalho e a cultura organizacional

Nossa equipe está pronta para te atender. Entre em contato conosco e descubra qual história de sucesso podemos escrever juntos.

Entre em Contato